Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
16 Mar 2020
Tempo de responsabilidade e esperança
Comunicado do Arciprestado de Vila Nova de Famalicão.

O dom da vida tem um valor inviolável. Temos o dever de a proteger, a nossa e a dos outros. É pecado grave atentar contra ela e, por isso, em momentos de epidemia, compete ao cristão sacrificar tudo para a defender. A festa da Páscoa, vitória da vida sobre a morte, é oportunidade para interiorizarmos os compromissos que daqui advêm.

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão, dadas as comunicações das autoridades públicas de saúde, as posições da Conferência Episcopal e da Arquidiocese de Braga, informa que as paróquias vão:

1. Suspender a catequese e atividades juvenis/escutistas e retomar quando as escolas reabrirem.

2. Suspender as celebrações previstas do Sacramento da Reconciliação (confissão individual) e definir datas posteriores para o efeito.

3. Suspender as Eucaristias até “ser superada atual situação de emergência”.

4. Velar os defuntos e celebrar os funerais (exéquias), os quais, tanto quanto possível, hão de limitar-se à família. Alertar as pessoas para não se cumprimentarem de qualquer das formas. Podem dar os pêsames por SMS ou internet.

5. Celebrar casamentos e batizados, os quais, tanto quanto possível hão de limitar-se aos familiares.

6. Suspender a visita dos párocos e dos Ministros Extraordinários da Comunhão aos doentes e idosos. Discernir o melhor modo de o fazer, se porventura assim for necessário.

7. Suspender todas as devoções populares, atividades pastorais e culturais, próprias deste tempo: procissões, concertos, Lausperene, 24h para o Senhor, Via-Sacra, ensaios, reuniões...

8. Celebrar a Páscoa, tanto quanto possível; tocar os sinos ao longo do dia; propor às famílias colocar flores à sua porta em sinal de anúncio e da beleza da Vida em Cristo; propor os estandartes de Cristo Ressuscitado às janelas; fazer uma oração de bênção e gratidão em família pelo dom da vida.

9. Suspender o Compasso ou Visita Pascal e desenvolver um esquema para a celebração familiar da Páscoa.

O Arciprestado de Vila Nova de Famalicão está consciente da importância, da responsabilidade, da coragem e da Esperança que este período exige. Por isso, sublinha e pede o empenho de todos para que o impacto desta epidemia seja o menor possível para a saúde pública.

Estima e agradece o empenho de todos os profissionais de saúde, na sua diligência, exigência, humanidade e solicitude em tempo tão sensível a todos.

Agradece também a todos os meios de comunicação social que procuram informar, esclarecer e sensibilizar a população para o momento que todos estamos a viver, fazendo chegar esta nossa informação a todos.

Reconhece que estamos em Quarentena forçada, mas a Quaresma pode sair reforçada,

Por fim, o Arciprestado de Vila Nova de Famalicão une-se a todos os fiéis, em oração, e reza ao Senhor que, por mediação da Sua e nossa Mãe, se compadeça de todos os frágeis e doentes, para que dê alívio e cure todos os infetados, anime os que deles cuidam, ajude os investigadores a encontrar os meios de cura, e a todos nos dê saúde e sensibilidade para o cuidado compassivo dos enfermos e para evitar que a doença se propague.

Senhor Jesus, Salvador do mundo,
esperança que não conhece a desilusão,
tem piedade de nós e livra-nos do mal!
A Ti imploramos a vitória
sobre o flagelo deste vírus que se está a difundir, ?
a cura dos doentes, ?
a proteção dos que estão sãos, ?
o auxílio para quem presta cuidados de saúde.?
Mostra-nos o Teu Rosto de Misericórdia
e salva-nos com o Teu grande amor. ?
Tudo isto te pedimos por intercessão de Maria, ?
Tua e nossa Mãe, que fielmente nos acompanha!
Tu que vives e reinas pelos séculos dos séculos.
Amen!

(† Bruno Forte)