Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Departamento Arquidiocesano de Comunicação Social | 12 Out 2013
CLERO DE VIEIRA DO MINHO PROGRAMOU ANO PASTORAL
O clero do arciprestado de Vieira do Minho esteve reunido no passado dia 26 de setembro, para o primeiro encontro mensal, no qual participou o Bispo auxiliar D. António Moiteiro.

Segundo o padre Alcino Dias da Silva, arcipreste de Vieira do Minho, um dos principais assuntos abordados foi a abertura do novo ano pastoral no arciprestado, que vai acontecer no dia 19 de outubro, no salão da igreja da vila, entre as 9h30 e as 13h00, com uma ação de formação centrada no documento conciliar “Sacrossanctum Concilium”, que vai ser orientada por D. António Moiteiro.

Esta iniciativa, destinada primariamente aos catequistas e demais cristãos do arciprestado, decorre nesta data em virtude de no passado domingo se ter realizado a Feira da Ladra, festa concelhia de Vieira do Minho.

O encerramento do Ano da Fé foi outra das temáticas abordadas, tendo sido deliberado realizar em cada paróquia, nos dias 23 e 24 de novembro, celebrações eucarísticas, procissões, momentos de adoração ou outro tipo de iniciativas comunitárias.

Neste primeiro encontro do clero vieirense foram reconduzidos os responsáveis dos setores da pastoral arciprestal, tendo ainda ficado definido o calendário das visitas pastorais a realizar pelos bispos diocesanos. Desta forma, D. Antonio Moiteiro iniciará as visitas à paróquias de campos e Ruivães a 30 de março, terminando o seu percurso a 1 de junho na paróquia de Caniçada. Ficou ainda definido que vai ser D. Jorge Ortiga quem irá efetuar as visitas pastorais às paróquias de Guilhofrei e Vieira do Minho.

Outro dos assuntos abordados foi a formulação de um voto de congratulação pela ordenação do padre Nuno Edgar Oliveira, da paróquia dos Anjos deste arciprestado, e ainda um voto de pesar pelo falecimento de Fernando Pacheco Teles, chefe de redação de “O Jornal de Vieira”.

Antes de terminar a ordem de trabalhos, o clero deste arciprestado ofereceu a D. António Moiteiro uma réplica da cruz peitoral do Papa Francisco em prata maciça, trabalho de artistas da região.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva