Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
4 Abr 2014
ENCONTRO 'FÉ E ARTE' DECORRE AMANHÃ
Na véspera da terceira edição de “Fé e Arte”, o diretor do Centro Académico de Braga (CAB) convida os bracarenses e as pessoas das outras localidades da região participarem neste encontro que irá juntar artistas e pensadores para uma reflexão sobre a arte e a Fé e a relação entre ambas, tendo como pano de fundo o tema “Elogio dos Sentidos (do corpo e do espírito)”.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Na véspera da terceira edição de “Fé e Arte”,  o diretor do Centro Académico de Braga (CAB) convida os bracarenses e as pessoas das outras localidades da região participarem neste encontro que irá juntar artistas e pensadores para uma reflexão sobre a arte e a Fé e a relação entre ambas, tendo como pano de fundo o tema “Elogio dos Sentidos (do corpo e do espírito)”.

Organizado pelo CAB, este evento realiza-se amanhã na Aula Magna da Faculdade de Filosofia de Braga podendo os interessados inscreverem-se até perto da hora do início dos trabalhos, mediante a disponibilidade de lugares.

Para além da reflexão, da partilha de experiências, haverá possibilidade de contacto com a obra dos próprios autores, em vários momentos com performances artísticas, quer musicais, quer de pintura.

«Nestes momentos procura-se não apenas a reflexão, o ouvir, mas também o experienciar e tocar a própria arte», explica o sacerdote.

 O evento decorre entre as 9h00 e as 20h00, com uma parte mais teórica, em que são apresentadas duas conferências, uma ao início do encontro e outra no final.

No grupo de oradores estão nomes como Stella Morra, José Tolentino Mendonça, Manuel Fúria, Paula Moura Pinheiro, Ruy de Carvalho, Nuno Júdice, Luísa Jacinto , João Sarmento sj e Asbjørn Andresen. Pensadores e artistas das área da teologia, poesia, pintura, jornalismo, representação e escultura que a partir da própria experiência vão conversar e refletir sobre o tema proposto.

O padre António Valério acredita que este diálogo constituirá uma «surpresa agradável» para todos os participantes, até porque contactar com os autores e artistas «é a mais valia deste encontro», o qual  visa «promover novos espaços de encontro entre criação e pensamento, culto e cultura, contribuindo para a reflexão sobre a arte, a fé e a relação entre ambas junto de novos públicos». 

Realizado em parceria com o Seminário Conciliar S. Pedro e S. Paulo, de Braga, a organização deseja com este encontro «indicar os sentidos do corpo como lugar do sentido, desde logo como forma de resistência ao sem-sentido que perde tanto o corpo como o espírito». 

“Fé o Arte” teve a sua primeira edição em 2002.

Passados dez anos, em 2012, em parceria com o Seminário Conciliar de Braga, acontecia a segunda edição deste encontro, subordinado ao tema “Dar corpo à graça”.

O padre António Valério recorda que a primeira edição reuniu nomes de peso da cultura e das artes como o maestro Vitorino d’Almeida, o arquiteto Souto Moura, a pintora Emília Nadal, entre outros. «Foi uma jornada muito interessante», lembra.

A segunda edição, há dois anos, foi reativada pelo padre José Frazão Correia, atual superior provincial da Companhia de Jesus.

Segundo o diretor do CAB, foi uma experiência que superou as expetativas, quer pela qualidade dos conferencias, quer pela adesão do público. «Nessa altura ficou logo a vontade de fazer de novo uma outra edição e, então, temos agora o Fé e Arte III», salienta.

Na segunda edição, Pier Angelo Sequeri e Mark Rupnik foram os conferencistas que enquadraram dois paineis constituídos por artistas de diferentes áreas.

A próxima edição de “Fé e Arte” deverá acontecer em 2016. O Padre António Valério defende a realização deste evento de dois em dois anos, de maneita a dar tempo para «preparar bem» o “Fé e Arte”.

Estes encontros são uma iniciativa dos Centros Universitários da Companhia de Jesus e surgiram com o objetivo de debater os temas da Fé cristã com as problemáticas da atualidade.

Em Coimbra, realizam-se com a denominação “Fé e Cultura”, em Lisboa com o título “Fé e Justiça”, no Porto chamam-se “Fé e Ética” e em Braga “Fé e Arte”.

Programa

O O encontro abre com a conferência “Os sentidos e o sentido”, pela teóloga italiana Stella Morra, especialista em sociologia da religião, doutorada em teologia e docente universitária.

De seguida, o teólogo e poeta José Tolentino Mendonça e o cantautor Manuel Fúria abordam o tema “Sentidos em diálogo”.

“Sentidos em círculo” é o tema  proposto para depois do almoço, com a jornalita Paula Moura Pinheiro, o ator Ruy de Carvalho, o poeta Nuno Júdice, a pintora Luísa Jacinto e o estudante João Sarmento, da Companhia de Jesus.

Para proferir a conferência conclusiva, intitulada “Fazer o sentido”, foi convidado o escultor norueguês AsbjØrn Andresen, que interveio na Capela Árvore da Vida, obra premiada pela arquitetura e que se encontra no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo. 

DM, 4 de Abril de 2014

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social
Contactos
Director

P. Paulo Alexandre Terroso Silva

Morada

Rua de S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190