Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
15 Abr 2014
VILA DE JOANE REZOU COM O SENHOR DOS PASSOS
Decorreu no passado Domingo, na Vila de Joane, arciprestado de Vila Nova de Famalicão, a procissão do Senhor de Santos Passos. O evento religioso teve a colaboração e coordenação da Fraternidade Nuno Álvares, onde contou com a presença da Fanfarra do CNE de Joane, CNE e Guias de Portugal.

A procissão iniciou-se na igreja paroquial (Divino Salvador), percorrendo algumas ruas desde o centro da Vila de Joane em direção à capela de Santos Passos no alto do monte de Celorico.

O início da procissão teve como ponto alto na Igreja Paroquial de Joane, o sermão aludiu ao atual tempo da Quaresma, com especial evidência para a Semana Santa, e para as recentes intervenções do Papa Francisco.

A procissão, que contou com a participação de numerosa multidão de fiéis, com a habitual presença do Coro Litúrgico de Joane, foi presidida pelo padre António Azevedo do lugar da Torre – Joane, por indisponibilidade do pároco de Joane Manuel de Sousa e Silva, o sermão foi celebrado pelo Padre João Monteiro, também natural de Joane.

Destaque para a nova comissão do Senhor dos Passos, responsável por zelar a capela e toda a sua área envolvente, que proporciona a todos os visitantes um espaço de lazer digno e acolhedor.

Entretanto, o Agrupamento 184 de Joane do Corpo Nacional de Escutas, com a colaboração da Fraternidade Nuno Álvares realizou na noite do passado sábado, a via-sacra ao vivo. A celebração começou no interior da igreja Paroquial com uma oração inicial e encenação da primeira estação – “Jesus é condenado à morte”. As restantes estações movimentadas da via-sacra, encenadas ao vivo pelos escuteiros e acompanhadas de perto por muitos paroquianos decorreram à volta da igreja e terminaram no interior da mesma com a 15ª estação de Cristo ressuscitado.

DM, 15 de Abril de 2014

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social