Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
D. Jorge Ferreira da Costa ortiga | 19 Abr 2004
A ALEGRIA NA VIDA
[Eucaristia na Capela de Nossa Senhora das Graças em Padim da Graçana, transmitida pela T.V.I.] - A Arquidiocese celebra, amanhã, a Festa de Nossa Senhora da Alegria. Refere-se à vivência festiva de Maria da Páscoa. - O Evangelho de hoje. «Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor» -) Sentimento. Repreensão a Tomé: «Felizes os que acreditam sem terem visto». - Como discípulos de Cristo – somos homens e mulheres alegres. A alegria é o emblema do cristão. - Qual a razão? Qual a Fonte? - A riqueza? O bem estar material? Quando tudo corre bem? - Só uma: Cristo vive em vós e entre vós. É ele a alegria. Daí que o caminho para a alegria é conhecê--Lo para uma vida de Fé. Não precisamos de O ver. - A alegria em nós e entre nós. Sempre. Particularmente em alguns momentos. As Festas são apelo. Como nos poderão oferecer a alegria? Muitos querem o imediato, o sensitivo. A alegria é mais profunda. Redescobrir as Festas cristãs. Diferentes de barulho e reboliço. As Comissões de Festas e Confrarias deveriam convencer-se disso. A festa orienta-nos para Cristo e, se em honra de Nossa Senhora ou dos Santos, por ela e por eles o encontro com Cristo. Louvo, nesta Capela de Nossa Senhora da Graça, o esforço que estamos a fazer por tornar as festas cristãs. Deus queira que todos se empenhem . Será a nossa alegria, a alegria de Nossa Senhora e a alegria será a graça que Nosso Senhor nos dará. Padim da Graça, 18-04-04 + Jorge Ortiga, A. P.
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva