Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Octávio Carmo | 6 Jul 2007
D. António Couto assume serviço da Palavra
Novo Bispo Auxiliar de Braga fala da Diocese que o acolhe e da sua vocação ligada à Palavra de Deus.
O novo Bispo Auxiliar de Braga, D. António Couto, considera que o encargo que lhe foi confiado por Bento XVI o leva a "estar aberto à colaboração com D. Jorge e àquilo que esta Arquidiocese, rica em história, me for solicitando".
Em declarações à Agência ECCLESIA, o novo Bispo destacou as "grandes raízes religiosas, históricas e culturais" de Braga e prometeu "estar mais atento, ver os sinais que me sejam pedidos para poder, de facto, desempenhar o meu ministério".
Nascido a 18 de Abril de 1952 em Vila Boa do Bispo (Concelho de Marco de Canaveses, Diocese do Porto), D. António Couto era actualmente Superior Geral da Sociedade Missionária da Boa Nova (SMBN).
Além desta perspectiva missionária - passou por Angola e é membro da Congregação para a Evangelização dos Povos, do Vaticano - o percurso do novo Bispo é marcado pela relação muito próxima com a Bíblia: no Colégio Urbaniano, de Roma, obteve a licenciatura em Sagrada Escritura em 1986. Em 1989, depois de uma permanência de cerca de um ano em Jerusalém, no Instituto Franciscano de Emaús, obteve o doutoramento em Teologia Bíblica.
"A minha vocação é muito ligada à Palavra de Deus e penso que irei continuar por aí: levar a Palavra ao Povo de Deus", assegura.
D. António Couto soube da notícia da sua nomeação num retiro para sacerdotes que está a orientar em Soutelo (Diocese de Braga), por ocasião da celebração das Bodas de Ouro e Prata dos sacerdotes da Arquidiocese. Neste local foi hoje saudado pelo Arcebispo Primaz, D. Jorge Ortiga, pelo Bispo Auxiliar D. Antonino Dias e por D. Eurico Nogueira.
Desde Dezembro de 2006 que Braga aguardava o nome do sucessor de D. António Francisco dos Santos, agora Bispo de Aveiro.
O novo Bispo Auxiliar de Braga apresenta a curiosidade de ter um espaço próprio na Internet, no site www.boanova.pt, onde apresenta reflexões pessoais e estudos sobre a Bíblia. Sobre esta presença, D. António Couto confessa que pensa "continuar a intervir dessa maneira, com textos criativos, vou tentar".

in "Agência Ecclesia"
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social