Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 11 Abr 2016
Cruzes de Barcelos com doze dias de festa
Edição de 2016 conta com mais de 60 eventos e muitas novidades para os mais jovens.

A Festa das Cruzes, em Barcelos, decorre entre os próximos dias 22 de Abril e 03 de Maio.

No que diz respeito à componente cultural da romaria, o palco principal na Avenida da Liberdade terá vários espectáculos, como a actuação de Miguel Ângelo & Miguel Gameiro, no dia 30 de Abril, e a de Ana Moura, no dia 2 de Maio. Para promover o concelho, pelo mesmo palco irão passar ao longo dos dias vários grupos e artistas de Barcelos.

Como já é tradição, ao longo dos doze dias do programa não faltam arruadas dos Zés P’reiras, folclore, bandas filarmónicas e rusgas minhotas. No total, a Festa das Cruzes traduz-se em mais de 60 eventos.

Em declarações ao Diário do Minho, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, afirmou que "a Festa das Cruzes é a mais bela e mais rica festa de cariz religioso-popular que se faz no país". O autarca destacou ainda as "89 cruzes que simbolizam as paróquias de Barcelos".

De acordo com o jornal, Abílio Cardoso, prior de Barcelos, "também sublinhou a procissão da Invenção de Santa Cruz, no dia 03 de Maio, como o momento mais importante das festas". No entender do prior, a “Procissão das Cruzes” deste ano será ainda mais rica graças a dois elementos, “a Bíblia de Barcelos e o Ano Jubilar”.

Edição de 2016 com novidades "jovens"

A grande novidade desta edição é a valência “Bamos às Cruzes”, destinada aos mais jovens, e que tem lugar na Alameda das Barrocas com uma oferta musical variada, com a actuação de tunas, DJ’s e concertos de  Quim Barreiros, Blasted Mechanism, Mastiksoul, Marcus e Rafman. “Bamos às Cruzes” conta também com quatro noites temáticas.

Palavras-Chave:
Festa das Cruzes  •  Barcelos  •  Programação  •  Jovens  •  Religião  •  Cultura
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva