Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 3 Mai 2016
Póvoa de Lanhoso: Misericórdia na Catequese
Encontro Arciprestal de Equipas de Coordenação Paroquial de Catequese realizou-se no Sábado e contou com a presença de D. Nuno Almeida.

No Sábado passado, dia 30 de Abril, realizou-se o Encontro Arciprestal de Equipas de Coordenação Paroquial de Catequese do Arciprestado da Póvoa de Lanhoso. A iniciativa desafiou as as equipas e os párocos a “acolher, anunciar e praticar a Misericórdia” na catequese.

O passeio-convívio organizado pela ECA da Póvoa de Lanhoso, permitiu aos participantes a visita ao Mosteiro de S. Miguel de Refojos e ao Núcleo de Arte Sacra de Cabeceiras de Basto. A manhã terminou na Casa do Tempo com um momento de reflexão proporcionado por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

D. Nuno Almeida desafiou os catequistas e párocos a acolher o olhar misericordioso de Jesus, sendo capazes de sair de si mesmos e ir ao encontro dos outros. “Ser catequista é ir, com Cristo, até às «periferias», educando e pondo em prática sinais de misericórdia, amando e ensinando a amar! É esta a principal tarefa da catequese. Como catequistas, que todos somos, somos chamados a anunciar o que Jesus Cristo nos revela e como o faz! Jesus diz o que faz e faz o que diz! E nós? ”, questionou o prelado.

"A resposta está no amor", revelou D. Nuno às diversas equipas paroquiais. “Quando amamos como Jesus amou, quando amamos a todos sem excepção, quando somos chamados a «primeirear», quando amamos os nossos inimigos… então estamos a ser fieis à missão que nos foi confiada e viveremos à luz das Obras de Misericórdia”, explicou.

O Bispo auxiliar propôs ainda um tempo de reflexão pessoal, para que cada pessoa possa ter consciência daquilo que é mais importante na catequese. “Como cuido da minha identidade cristã? Como é que eu vivo este «estar» com Jesus, este permanecer em Jesus? Como fazer da catequese, e da comunidade cristã, lugar de educação, de misericórdia, de amor?”, indagou.

O Encontro Arciprestal, que se realizou pelo quinto ano consecutivo, terminou com um almoço em Refojos de Bastos.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social