Encontros de Preparação para o Matrimónio - 2023/24

Veja AQUI as informações sobre os EPM a realizar no corrente Ano Pastoral.

Palavra de Vida
Palavra de Vida - março 2024

22 a 26 de junho, em Roma, Encontro Mundial das Famílias

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar | 24 Mai 2019
Dia Arquidiocesano da Família em resumo

DIA ARQUIDIOCESANO DA FAMÍLIA:

A ARTE DE CONCILIAR “FAMÍLIA E TRABALHO”

Celebrou-se no passado dia 19 o Dia Arquidiocesano da Família, dedicado ao tema “Família e Trabalho”. Com um painel de convidados de diversas áreas, constituído por Joana Carneiro (maestrina), Rui Diniz (gestor) e Filipe Anacoreta Correia (político), moderado por Felisbela Lopes (docente de Ciências da Comunicação e comentadora da RTP), o tema foi desenvolvido com base num rico intercâmbio de ideias, testemunhos pessoais e pistas concretas para vencer o desafio de conciliar a vida familiar com uma atividade profissional exigente.

Todos os intervenientes salientaram a importância de uma relação de casal baseada no diálogo contínuo e profundo com a pessoa com quem partilham a vida e constroem o dia-a-dia de uma família numerosa, de 4 ou 5 filhos… Testemunharam o desafio, vivido com alegria e entrega, de educar e dar segurança aos filhos, seja com idades muito próximas ou bastante diferentes, ou ainda com 99% de incapacidade. Famílias com Deus presente, e em que a oração pode ser tão simples como um “Obrigado, Jesus, por…”. Famílias gratas pelos dons de Deus e pela vivência do amor matrimonial, numa caminhada de complementação mútua.

Reconhecendo a centralidade da família, os participantes clarificaram que também é importante desenvolver os talentos que Deus deu a cada um a nível profissional, seja na arte, na gestão de uma grande empresa, ou na causa pública. “Até porque o trabalho é para o bem da família.” – afirmaram. Numa rica perspetiva de complementaridade, explicaram que, ao realizar a vocação de ser pai e ser mãe, ficamos também mais felizes e mais aptos para vencer desafios profissionais!

Identificaram-se algumas chagas que afetam os jovens de hoje, como a sedução das redes sociais e dos dispositivos digitais, que facilmente criam vícios, e a violência dos conteúdos televisivos. Salientou-se a discriminação das mães, os horários alongados e a pressão excessiva em muitos locais de trabalho. Mas passos importantes têm sido dados no meio empresarial, tais como os grupos de gestores «Cristo na empresa» ou a certificação de «Empresas Familiarmente Responsáveis».

Somos católicos em todas as circunstâncias e temos que ser fermento” – afirmaram, concretizando que a música é um lugar de encontro com Deus (Joana Carneiro) e a secretária de um gestor deve ser vista como um altar (Rui Diniz). Lembrando a frase de S. Paulo VI, “a forma suprema de caridade é a política”, foram salientados os indicadores muito preocupantes sobre a família em Portugal e o âmbito geral de aplicação da Doutrina Social da Igreja (Filipe Anacoreta Correia).

Animados pelas riquíssimas intervenções do painel de convidados, foi com muita esperança e alegria que os presentes participaram na Eucaristia celebrada na Capela Imaculada, presidida por D. Jorge Ortiga. Nas palavras que dirigiu à Assembleia, D. Jorge salientou precisamente o Matrimónio como caminho de alegria e felicidade autêntica. E incentivou as famílias a darem testemunho dessa beleza para o mundo de hoje, pois são as famílias que têm essa missão!

Durante a Eucaristia, 13 casais celebraram as Bodas Matrimoniais, com a Renovação dos Votos… porque o Amor renova-se pela Graça de Cristo presente no Sacramento do Matrimónio e pela nossa decisão livre pelo cônjuge, em passos diários de acolhimento, perdão, serviço, doação e entrega. Ardia o coração de todos os que escutaram as palavras de D. Jorge, confirmando a caminhada de santidade que é a vocação matrimonial.

No Porto de Honra, que encerrou este Dia da Família, as impressões recolhidas junto dos participantes foram unânimes: Todos ficaram de coração cheio! Pois… não é o Matrimónio o Grande Sonho de Deus?

Agradecimento: O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar agradece, uma vez mais, a todos os que tornaram possível este dia: Sr. Arcebispo D. Jorge Ortiga; Joana Carneiro, Rui Diniz, Filipe Anacoreta Correia e Felisbela Lopes (participantes do painel); Eleonora, Paulo Bernardes e filhos, CAUM (momentos musicais); designer Romão Figueiredo (conceção do cartaz); P. Tiago Freitas; Carla Pereira (Serviços Centrais da Arquidiocese); Cooperativa João Paulo II (Porto de Honra e almoço); Espaço Vita; Diário do Minho; GTI, Departamento de Comunicação da Arquidiocese e Rádio Sim (divulgação); fotógrafo Joaquim Simões; e todos os que aceitaram o desafio de participar neste encontro.

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

Documentos para Download
Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Familiar

Rua S. Domingos, 94 B