Arquidiocese de Braga -

7 novembro 2022

Escola de Famílias 2022/23: 12 de novembro, 21 horas, Vila Verde

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar

\n

A próxima sessão da «Escola de Famílias», atividade organizada pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Familiar (DAPF), propõe-se debater a temática “Filhos que queremos vs. Filhos que temos: Adoção e Famílias de Acolhimento”. A sessão, a realizar no sábado dia 12 de novembro, às 21 horas, decorrerá de forma presencial no Auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde.

Sobre adoção, teremos o testemunho do casal Teresa e Gonçalo Mendes Barata. Casados há 17 anos, têm 5 filhos – de 18, 14, 12, 7 e 6 anos – sendo que o primeiro foi adotado (com quase 4 anos, com um problema de surdez e atraso na fala). A Teresa, como se costuma dizer, é «Diretora executiva de operações familiares», ou seja mãe a full time. O Gonçalo é Engenheiro Mecânico e faz consultoria na área da aviação. Vivem em Lisboa e, este ano, voltaram a «adotar»… desta vez, uma tia com 79 anos que estava com medo de viver sozinha. Estão ligados ao Movimento Apostólico de Schoenstatt onde, neste momento, desenvolvem a maior parte dos apostolados, que giram sempre em torno da Família. Para nos falar da temática das Famílias de Acolhimento, teremos Sofia Marques, jurista, casada e mãe de 6 filhos. Dedicada à área de proteção de menores desde 1998, abraçou o projeto «Amigos p’ra Vida» da Associação Candeia. Atualmente, é Coordenadora do Serviço de Proteção e Cuidado da Companhia de Jesus e coordenadora executiva do projeto Cuidar (do Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa da Universidade Católica). 

A moderação da sessão estará a cargo do P. Paulo Duarte, sj, Assistente do DAPF.

A adoção e o acolhimento são atos de amor. E, em ambas as situações, as necessidades das crianças e jovens têm de estar no centro!

LINK de INSCRIÇÃO: https://forms.gle/hWcK3J48GzAfwq3b9