Peregrinação a Taizé '18

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens de Braga (DAPJ Braga) irá organizar, uma vez mais, a peregrinação a Taizé, no período compreendido entre 3 e 13 de agosto.

Todos os jovens interessados em participar na peregrinação a Taizé têm de fazer a inscrição até dia 1 de julho de 2018, preferencialmente, junto da Equipa Arciprestal/Movimento. As inscrições são enviadas para o DAPJ até dia 3 de julho de 2018 pelas Equipas Arciprestais/Movimentos.

A inscrição contempla: viagem (saída de Braga (03/08) - Clermont-Ferrand (tarde e noite de 04/08) - Cluny (05/08) - chegada à comunidade de Taizé), dormida em Clermont-Ferrand em cama em albergue/hotel (por definir) + pequeno-almoço de 05/08 + estadia + alimentação em Taizé  + polo ou t-shirt do DAPJ.

O preço de inscrição é 175€ (17 a 30 anos) e 190€ (mais de 30 anos).

Condições de inscrição e pagamento: pagamento na totalidade no ato de inscrição ou pagamento em três prestações (1.ª aquando da inscrição: 50€; 2.ª até dia 30 de abril: 50€; 3.ª até dia 3 de julho: 75€/90€). Não haverá devolução do dinheiro depois de efetuada a 2.ª prestação. NIB AJAB/DAPJ (para pagamentos por transferência bancária): PT50 0035 0882 00080587030 52.

Só serão aceites inscrições de menores de 18 anos, com a respetiva autorização (ver modelo em anexo) e cópia de bilhete de identidade dos Encarregados de Educação e responsável pelo menor na viagem.

Notas:

1. Terá de ser entregue uma cópia do Cartão de Cidadão e Cartão Europeu de Saúde, até 15 dias antes da viagem, para salvaguarda dos próprios peregrinos;
2. Aquando do momento de inscrição deverá ser entregue a ficha de inscrição que se encontra em anexo devidamente preenchida;
3. Caso o método de pagamento escolhido seja transferência bancária, deverão ser enviados os comprovativos de pagamento para o email do DAPJ, sob a pena da inscrição não ser considerada válida;
4. A alimentação durante a viagem é de responsabilidade da pessoa inscrita.

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano para a Pastoral de Jovens
20 Out 2015
Curso de Animadores de Pastoral de Jovens

O Departamento Arquidiocesano da Pastoral de Jovens (adiante designado DAPJ) tem, na formação dos agentes de pastoral juvenil, um dos principais pilares de actuação. Nos últimos anos, o DAPJ tem procurado responder às orientações pastorais da Conferência Episcopal Portuguesa que pedem aos agentes e responsáveis da pastoral juvenil “que sejam testemunhos de fé, tenham sentido comunitário, capacidade de diálogo epossuam as competências necessárias.” (Conferência Episcopal Portuguesa em Bases para a Pastoral Juvenil, 2002).

Tendo constatado, a nível diocesano, a falta de preparação de grande parte dos animadores dos grupos juvenis para acompanhar o seu grupo, e a pedido dos próprios animadores, o DAPJ organiza todos os anos o Curso de Animadores de Pastoral de Jovens destinado a animadores/responsáveis de grupos juvenis da Diocese, jovens com sentido de responsabilidade, maturidade cristã e testemunhas de fé, comprometidos com Jesus Cristo e com a sua Palavra.

O Curso encontra-se dividido em dois níveis:

• No Curso 0 ou Curso de Introdução, abordam-se temas relacionados com a Palavra de Deus, o conhecimento das Sagradas Escrituras, e algumas formas de “rezar a Palavra” como a Lectio Divina; é também feita uma alusão ao Catecismo da Igreja Católica, salientando a sua importância para o conhecimento do pensamento da Igreja sobre alguns temas fundamentais para a nossa Fé; o tema da Oração também é abordado ao longo deste primeiro momento da formação de animadores, alertando para o lugar que a oração deve ocupar na vida do jovem e do grupo e para as diferentes formas de orar.
  • Tendo em conta que o Departamento da Catequese promove o Curso Acreditar na Diocese, cujos objectivos correspondem ao Curso de Introdução de Animadores de Pastoral de Jovens, ou seja, fazer “uma viagem que parte da Revelação Divina, levando a reflectir o Credo, símbolo da fé, a manusear a Sagrada Escritura e o Catecismo da Igreja Católica como resposta a questões da vida”, pretende o DAPJ adoptar o Curso Acreditar para esta primeira etapa formativa dos animadores da Pastoral Juvenil, aprofundando, posteriormente, as questões que têm a ver especificamente com os jovens.
  • No Curso 1 ou Curso de Iniciação de Animadores de Pastoral Juvenil, são então abordados temas directamente relacionados com o trabalho pastoral realizado com os jovens nas paróquias, em que se adopta o método da animação como forma privilegiada de Evangelização. Das questões mais teóricas sobre o conceito da Pastoral Juvenil, o estudo das Bases da Pastoral Juvenil e outros documentos de referência, da compreensão do conceito de grupos e dos fenómenos que ocorrem no seu seio – a dinâmica do grupo – parte-se para questões mais práticas que têm a ver, primeiramente com a figura do animador em que se aborda o tema da vocação, espiritualidade e maturidade, e de seguida, com algumas metodologias que podem ser utilizadas para animar o grupo: técnicas de expressão, dinâmicas de grupo, as planificações de sessões/actividades.

O Curso de Iniciação (curso 1), bem como o Curso de Introdução (curso 0), tem a duração total de 30 horas, sendo normalmente distribuídas em 5 sessões de formação.

Temas a abordar ao longo do curso de formação em Animador de Pastoral Juvenil.

Pastoral Juvenil

Dr. Alberto Manuel Ribeiro Gonçalves

Assistente

Cón. Pe. Avelino Marques Amorim

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui