Arquidiocese

Materiais e subsídios
Semana dos Seminários

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 2 Out 2019
Voluntariado Universitário: (Des)Envolve-te
Sessão de Apresentação: 14 de outubro | 19h | CPU
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Agora que já iniciaste a tua vida académica, está na hora de preparares os teus projetos pessoais. O voluntariado da Pastoral Universitária pode ser a tua aposta para este novo ano.

No dia 14 de outubro, tem lugar a sessão de apresentação das iniciativas de voluntariado às quais te poderás associar. 

        EM QUE PROJETOS POSSO SER VOLUNTÁRIO?

MAIS HORIZONTE: projeto centrado na educação de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem ou  provenientes de contextos sociofamiliares fragilizados. Visa fomentar uma relação de crescimento, de promoção da auto-estima e da confiança, que acontece na relação de afeto, de proximidade e amizade que nasce entre o voluntário e o adolescente/criança.

MAIS PROXIMIDADE: pretende ser uma presença jovem de amor e compreensão junto dos mais idosos, utentes do Instituto Monsenhor Airosa, marcados por fragilidades da vida e, na maioria das vezes, com pouca retaguarda familiar. A ação centra-se no desenvolvimento de atividades lúdicas que promovam a escuta ativa daqueles que têm muitas histórias para contar e a partilha de experiências intergeracionais.

PROJETO HOMEM: voluntariado promovido com jovens e adultos com dependências. Pretende contribuir para o enriquecimento formativo, pessoal e humano dos utentes desta instituição através de atividades de alfabetização, promoção da atividade física e cariz lúdico-pedagógico. Pretende fomentar a interação entre voluntários e utentes, proporcionando uma aproximação dos jovens universitários a um contexto específico da fragilidade humana e também uma forma de combater o estigma associado às toxicodependências.

CASA DE SAÚDE DO BOM JESUS: ação de apoio e acompanhamento de mulheres portadoras de doença mental, utentes da Casa de Saúde do Bom Jesus, ao cuidado das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Através do desenvolvimento de atividades lúdicas, os universitários são motivados a expressar uma maior sensibilidade para com este grupo marginalizado, incentivando-os a olhar a doença mental com maior proximidade e dignidade.

Tens até ao dia 11 de outubro para decidir se queres aceitar este desafio. Se a tua resposta for positiva então inscreve-te para a sessão de apresentação AQUI e vem descobrir um novo mundo.

NOTA: a participação num projeto de voluntariado requer a presença obrigatória do universitário nesta sessão de apresentação.

+INF: voluntariado.pastoral.universitaria@arquidiocese-braga.pt
Sessão de Apresentação: 14 de outubro | 19h | CPU

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Contactos
Morada

Rua do Vilar, Gualtar
4710-453 Braga

TEL

253690448/914541063

Coordenador

P. Eduardo Jorge da Costa Duque

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui