Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
Departamento da Pastoral Universitária | 4 Dez 2020
Mais do que Palavras
Gestos de proximidade em tempos de distanciamento social

A Pastoral Universitária de Braga, em parceria com a Capelania do Hospital de Braga, lança um desafio à comunidade académica nesta quadra natalícia: desafia os universitários a ter gestos de proximidade e compaixão por aqueles que, por razões várias, passam esta quadra no hospital: seja porque cumprem a sua missão profissional de serviço aos utentes ou porque se encontram doentes e impossibilitados de ter o conforto e o afeto familiar.

Neste sentido, propõe que a comunidade académica escreva Cartas de Natal aos utentes e profissionais de saúde, como forma de reconhecimento e afeto pela situação que vivem neste tempo tão difícil em que nos encontramos e que nos tem privado desta manifestação de proximidade afetiva a que estávamos acostumados neste tempo tão intenso como é o do Natal.

Esta iniciativa pretende sensibilizar os universitários para a fragilidade humana, para o sentido do serviço ao outro e para a necessidade de compartilharmos o sofrimento humano, marcando a sua presença, através do texto, junto daqueles que experimentam esse sofrimento nos hospitais. Por outro lado, esta iniciativa propõe-se ser catalisadora de esperança no meio hospitalar, em verdadeiro espírito de comunhão com os doentes e com os que os servem.

Assim, nesta Quadra, trocamos abraços por palavras, mas continuamos a partilhar afetos, a promover encontros e a espalhar a esperança.

Como participar na atividade:

• A carta deve ser escrita à mão e deve ser direcionada a um utente ou a um profissional de saúde;

• Deves assinar apenas com o teu primeiro nome, podendo fazer referência ao curso ou à universidade em que estudas;

• Deves entregar a Carta até ao dia 18 de dezembro no Centro Pastoral Universitário de Braga;

• É da responsabilidade da Capelania do Hospital a responsabilidade de fazer chegar as cartas a quem considerar mais oportuno, durante a quadra natalícia, de um modo especial entre os dias 24 e 25 de dezembro.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária

Rua do Vilar, Gualtar