Desejo subscrever a newsletter de Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária
1 Mar 2016
Tolentino Mendonça na 17ª edição do Correntes d`Escritas
"O silêncio deveria ser declarado património imaterial da Humanidade"

Na última semana, José Tolentino Mendonça, aproveitou para confessar ao povo presente no Cine-Teatro Garret da Póvoa de Varzim uma nova interpretação do silêncio, na qualidade de orador principal na sessão de abertura da 17.ª edição do Correntes d`Escritas.

Para o teólogo português “o silêncio deveria ser declarado património imaterial da Humanidade”. Um propósito pelo qual deveriam pugnar as instituições internacionais e locais. Numa sociedade contemporânea promiscuida por ritmos frenéticos e absorventes, o poeta e ensaísta considera nuclear a promoção de tempos taciturnos. À margem da conferência “O Silêncio dos Livros”, Tolentino Mendonça diz ser inevitável “valorizar o silêncio como linguagem, porque é uma forma de expressão em que se experimenta uma proximidade que nenhuma palavra é capaz de dizer”.

Na continuidade da conferêcia, defendeu uma nova hermenêutica e apreciação dos sentidos humanos. Com efeito, apregoou a acuidade incomensurável do tato, do olfato e da audição em perda dos que hoje são apreciados como importantes, elucidando o caso da visão. Não obstante, a atenção do público atingiu o seu auge quando centrou a sua intervenção sob o impulso central do paladar pelo qual o Homem encontra sabor, e sabor de vida. Para o pensador “foi após aprender a cozinhar e a saber o sabor dos alimentos que o seu cérebro cresceu e desenvolveu-se para o triplo do tamanho”.

Tolentino Mendonça terminaria a sua intervenção aludindo: “Um livro é uma experiência de um certo isolamento. Quando vemos na rua uma pessoa a ler, parece que ela está metida numa cápsula, numa solidão que a leitura dá, mas numa solidão partilhada e onde existe um verdadeiro encontro do leitor com o texto e do texto com o leitor, sendo que nesse silêncio estão a acontecer as grandes transformações que a leitura permite”.

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Universitária

Rua do Vilar, Gualtar