XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Nov 2019
Effathá#156
Boletim Paroquial de 11 a 17 de Novembro

MATRIZ ANTIGA - PEDITÓRIO DE MÊS: este fim se semana, dias 9 e 10, o ofertório das missas reverte para as obras da Matriz Antiga. Obrigado

SEMANA DOS SEMINÁRIOS: começa este domingo, dia 10 e termina a 17, semana de oração pelos Seminários Arquidiocesanos. Tenhamos esta intenção nas nossas orações e rezemos pelas vocações. O ofertório da Eucaristia reverterá a favor dos seminários. Obrigado pela partilha e generosidade. Na sexta-feira, dia 15, todos são convidados a participar na Vigília de Oração pelos seminários, que acontecerá no seminário maior, na Igreja de São Paulo, Braga.

LEITURA SOLENE DO DECRETO DE CANONIZAÇÃO DE SÃO BARTOLOMEU DOS MÁRTIRES: este domingo, dia 10 de Novembro, início da Semana dos Seminários, tem lugar a leitura solene do Decreto de canonização através do qual o Papa Francisco inscreveu Frei Bartolomeu dos Mártires no catálogo dos Santos. A leitura do decreto será feita na eucaristia de ação de graças, na sé catedral, às 15h, presidida pelo Cardeal Prefeito para a Causa dos Santos, D. Ângelo Becciu, contando com a presença dos bispos portugueses, do clero e do povo de Deus. Sendo esta figura alguém com grande relevo na renovação da Igreja bracarense e universal, o Sr. Arcebispo convoca cada fiel a conhecê-lo melhor, na sua vida e obra. Seria importante que os movimentos participassem.

FILME: PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO: dia 13, quarta-feira, às 21h15, no Centro pastoral, para todos os elementos que constituem os Grupos Semeadores de Esperança. No entanto, toda a comunidade está convidada a participar.

DELEGADOS DOS MOVIMENTOS: dia 14, quinta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral Sto Adrião, encontro para todos os delegados dos movimentos e grupos de apostolado.

III DIA MUNDIAL DOS POBRES: dia 17, na celebração das 12h, a Conferência Vicentina, acolhendo o estímulo provocador do Papa Francisco, sensibiliza toda a comunidade para a realidade da pobreza na nossa paróquia. Para efeito, leva a cabo uma campanha de aproximação e de solidariedade junto da comunidade e dos pobres. E, tendo em conta os que mais precisam para ajudar, lança um desafio a cada pessoa ou família: fazer uma OFERTA MONETÁRIA ou TRAZER BENS ALIMENTARES NÃO PERECÍVEIS. Como o fazer!? No momento do ofertório, em vez de haver quem recolha as ofertas, quem o desejar, dirige-se ao altar e aí deposita a sua oferta, dinheiro ou os bens alimentares. Vamos ajudar os que mais precisam!? Sim, vamos!

LAUSPERENE: nos dias 19 e 20 de novembro celebramos o Lausperene paroquial. Apelo, a quem puder, que possam contribuir para as flores e decoração do altar. Obrigado.

SOLENIDADE DE CRISTO REI: dia 24, celebra-se a Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo. Na Eucaristia das 10h30 celebraremos também o Dia dos Movimentos e Grupos Paroquiais, renovando com todos o compromisso paroquial. A presença de todos os elementos dos grupos e movimentos torna visível a Igreja que desejamos construir.

O QUE SÃO GRUPOS SEMEADORES DE ESPERANÇA? São grupos de partilha da Palavra de Deus, onde se cultivam os rebentos de um mundo novo mais justo e fraterno, onde se faz a sementeira da cultura do encontro, da fraternidade e da esperança. São a oportunidade para criar um sentido mais profundo de comunidade dentro da paróquia e podem levar as propostas de fé da paróquia até às casas dos cristãos. As famílias poderão ver renovadas as suas relações pessoais e com outras famílias.  A Esperança é dom da Palavra que, em cada tempo, lança sementes de vida no coração de cada um, nas famílias, nas comunidades e na sociedade. Como funciona o Grupo Semeador De Esperança? São encontros regulares mensais dos cristãos, em pequeno grupo, para ajudar a crescer no discipulado, promover um sentido de relação pessoal com Jesus Cristo e um desejo explícito de O seguir na vida diária. Quantos elementos!? No máximo 15. Onde podem funcionar? No Centro Pastoral ou num outro lugar que possa ser mais favorável ao grupo. Pode até ser uma casa de família. Quanto tempo dura cada encontro? No mínimo 1h e no máximo 1h30. Quantos grupos já existem na paróquia? Existem 9 grupos. São eles Grupo I - Contemplar e Agir (animadora – Maria Helena Aguiar Tavares Bastos); Grupo II – Ramos de Oliveira (animadora – Alice Barroso Alves); Grupo III – Vicentinos (animadora – Gorecti Ferreira); Grupo IV –  Buscadores (Jovens) (animadores – Isabel e José Filgueiras); Grupo V –  Grandes Buscadores (Casais) (animadores – Isabel e José Filgueiras); Grupo VI –  Em Louvor do Espírito Santo (animador – José Filgueiras); Grupo VII – Mesa da Esperança (animadora – Teresa Paula); Grupo VIII – Atirados (Jovens) (animadora – José Filgueiras).  Grupo IX – Santa Rita (animadora – Alexandra Freitas). E pode haver mais grupos!? É esse o objectivo, criar e multiplicar mais grupos para que ninguém deixe de alimentar a fé e semear a esperança. Aceita este desafio e projeto pastoral. Fala com o pároco e ou com algum dos animadores referidos.

Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga