XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 8 Jan 2020
Effathá#164
Boletim Paroquial de 6 a 12 de Janeiro

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS DO BATISMO: para o dia 12, Dia do Batismo do Senhor, desafiamos os pais e padrinhos das crianças batizadas em 2019 a participar na Missa das 10h30. Juntamente com os pais e padrinhos renovaremos as promessas baptismais e reavivaremos o nosso compromisso cristão de sermos discípulos missionários, que assumam uma inadiável renovação paroquial.

CANTAR DOS REIS: O Mov. EU SOU MATRIZ dinamiza esta bela tradição cristã às sextas, sábados e Domingos de Janeiro. Inicia no dia 3, e termina no dia 25, participando no J?antar Solidário. Procurará chegar a todas as casas/apartamentos.  INSCRIÇÕES: quem desejar receber as janeiras em casa, pode inscrever-se na Sacristia; no Cartório Paroquial via telefone e email e para José Pedro Sousa através do telex  918688225 ou mail josepedrosousa56@gmail.com. Não deixem para última a sua inscrição. Queremos ir à casa de todos. Não precisamos de lanche. Apenas queremos levar uma mensagem de Espeque sai do presépio. Interpelamos para que nos prédios as pessoas se mobilizem e reúnam num espaço comum. Também nas ruas que os vizinhos se organizem e escolham um espaço maior para a todos acolher. Pedimos às famílias que convidem os seus familiares e amigos para esta festa das janeiras. Com esta dinâmica queremos também tecer a comunidade, dando-nos a conhecer uns aos outros, e motivando-nos para a missão. Desde já muito obrigado. ONDE TODOS AJUDAM NADA CUSTA!
?
PEDITÓRIO DE MÊS - MATRIZ ANTIGA: o ofertório das missas no fim-de- semana 11 e 12, é para a obra da Matriz Antiga.

EUCARISTIA COM A CATEQUESE: dia 11, sábado, às 18h, a catequese anima a Missa. Toda a catequese está convidada a renovar as promessas batismais em comunidade.

SORTEIO DE REIS - ADIADO: o sorteio previsto para o dia 5 de janeiro será adiado para o ultimo domingo de janeiro. Agradecemos a vossa solicitude e compreensão. Apelamos à mobilização de todos. Trata-se de um sorteio de angariação de fundos para as obras paroquiais. Os movimentos estão mobilizados mas precisamos da ajuda de todos. Vamos sortear: uma viagem para duas pessoas no Rio Douro, um cabaz de Natal, duas serigrafias e um segredo. O sorteio será, então, feito no dia 26 de janeiro, no final da Eucaristia das 10h30. ONDE TODOS AJUDAM NADA CUSTA.

PEDIR O BAPTISMO: são os pais quem pedem o sacramento do Baptismo à Igreja para os seus filhos. No primeiro diálogo com eles, estabelece-se o dia e a hora do Baptismo. Preferencialmente são celebrados ao sábado (Matriz Antiga) ou ao domingo (Matriz Nova), numa única celebração. Ou seja, o primeiro a marcar determina a hora dos que a seguir desejaram o batismo no mesmo dia. Para melhor se celebrar e compreender a profundidade da missão que os bebés, os pais e padrinhos iniciam, promove-se um encontro de formação, na última sexta-feira do mês para pais e padrinhos. Embora não seja proibida a celebração doBaptismo no tempo da Quaresma, apelamos a que não haja celebração durante este período. Uma vez que toda a Quaresma é um tempo de preparação para a celebração do baptismo, apontamos o dia da Vigília Pascal como o dia por excelência da celebração do Baptismo.

XV JORNADA DA FAMÍLIA: a família é uma preocupação pastoral da Igreja. Por isso, temos investido nas jornadas da família, procurando trazer à comunidade temas e pessoas que nos ajudem a pensar como podemos agir pastoralmente junto das famílias. Este ano a jornada será no dia 1 de fevereiro. Terá como tema: “QUEM MANDA AQUI!?” Educar para os afetos”. Marque já este dia para participar.

ORATÓRIO DA SAGRADA FAMÍLIA: os oratórios da Sagrada Família são uma tradição da Igreja, junto das famílias, para que se assemelhem mais à Família de Nazaré. Quem desejar receber a Sagrada Família, dirija-se à Creche Mãe e fale com a Irmã Justa, ao cartório ou à sacristia.

ESTATÍSTICA PAROQUIAL DE 2019: no passado ano, celebraram-se 59 batismos; 89 crianças celebraram a Primeira Comunhão; 20 jovens celebraram o Sacramento da Confirmação; 13 pares de jovens celebraram o Matrimónio; e 52 irmãos habitam já a Casa do Pai.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga