XVI Jornada da Família
Boletim EFFATHÁ
Effathá#349
Liturgia Familiar Advento

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Francisco Miguel Fernandes Carreira | 23 Out 2020
Effathá#206
Boletim Paroquial de 26 de outubro a 1 de novembro

TODOS OS SANTOS E FIÉIS DEFUNTOS: são duas “celebrações intimamente ligadas entre si” do mesmo modo que “a alegria e as lágrimas encontram em Jesus uma síntese que é o fundamento da nossa fé e da nossa esperança”. Para o Papa a Igreja “peregrina na história, alegra-se com a intercessão dos santos e beatos que a apoiam na sua missão de anunciar o Evangelho, e por outro lado ela, como Jesus, partilha as lágrimas daqueles que sofrem a separação dos seus entes queridos e, como Ele e com Ele, eleva o seu agradecimento ao Pai que nos libertou do domínio do pecado e da morte”.

SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS: neste dia santo, 1 de novembro, Domingo, celebraremos a Solenidade de Todos os Santos nos horários habituais da Missa de Domingo.

ORAÇÃO NO CEMITÉRIO: este ano, devido à pandemia, não faremos a habitual romagem ao Cemitério. Pedimos a todos solicitude e compreensão. A situação que vivemos pede-nos cada vez mais responsabilidade.

REZAR PELOS DEFUNTOS: está a ser preparada uma oração para que cada um possa rezar junto dos seus entes queridos. Será distribuída no próximo fim de semana.

TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS: dia 2 de novembro, segunda-feira, às 9h e às 19h15, celebraremos a Solenidade de Fiéis Defuntos.

PEDITÓRIO DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO: decorrerá de 31 de outubro a 3 de novembro. A nossa paróquia não pode ficar indiferente a esta causa. Assim, serão várias as pessoas, devidamente identificadas, que estarão a realizar o peditório, antes e após as eucaristias semanais e dominicais. O Lions Clube de Vila Nova de Famalicão, como organizador e dinamizador do peditório, apela à contribuição de todos, porque na luta contra o cancro, todos contam.

SEMANA DOS SEMINÁRIOS: na semana de 1 a 8, a nossa oração será pelos Seminários Arquidiocesanos.

ENCONTRO DE NOIVOS: dia 6 de novembro, sexta-feira, às 21h30, no Centro Pastoral, haverá encontro para todos os noivos que pretendem casar-se no próximo ano civil de 2021. Neste encontro, dar-se-ão informações importantes para a celebração do seu casamento.

IV DIA MUNDIAL DOS POBRES: dia 15, na celebração das 11h15, a Conferência Vicentina, acolhendo o estímulo provocador do Papa Francisco, sensibiliza toda a comunidade para a realidade da pobreza na nossa paróquia. Para o efeito, leva a cabo uma campanha de aproximação e de solidariedade junto da comunidade e dos pobres. E, tendo em conta os que mais precisam para ajudar, lança um desafio a cada pessoa ou família: fazer uma OFERTA MONETÁRIA ou TRAZER BENS ALIMENTARES NÃO PERECÍVEIS (arroz, massa, óleo, azeite, enlatados...). Como o fazer!? À chegada encontrareis um recipiente. Colocai aí o fruto da vossa generosidade. Se desejar fazer oferta monetária, entregue-a no final da eucaristia. O ofertório desse domingo reverterá para a Conferência Vicentina. Vamos ajudar os que mais precisam? Sim, vamos!

GRUPOS SEMEADORES DE ESPERANÇA - O QUE SÃO? São grupos de partilha da Palavra de Deus, onde se cultivam os rebentos de um mundo novo mais justo e fraterno, onde se faz a sementeira da cultura do encontro, da fraternidade e da esperança. São a oportunidade para criar um sentido mais profundo de comunidade dentro da paróquia e podem levar as propostas de fé da paróquia até às casas dos cristãos. As famílias poderão ver renovadas as suas relações pessoais e com outras famílias. A Esperança é dom da Palavra que, em cada tempo, lança sementes de vida no coração de cada um, nas famílias, nas comunidades e na sociedade. Como funciona o Grupo Semeador De Esperança? São encontros mensais dos cristãos, em pequeno grupo, para ajudar a crescer no discipulado, promover um sentido de relação pessoal com Jesus Cristo e um desejo explícito de O seguir na vida diária. Quantos elementos!? No máximo 12Onde podem funcionar? No Centro Pastoral ou num outro lugar que possa ser mais favorável ao grupo. Pode até ser uma casa de família. Quanto tempo dura cada encontro? No mínimo 1h e no máximo 1h30. Quantos grupos já existem na paróquia? Existem 9 grupos: I - Contemplar e Agir (animadora Maria Helena Tavares Bastos); II – Ramos de Oliveira (animadora Alice Alves); III – Vicentinos (animadora Gorecti Ferreira); IV –  Buscadores (Jovens) (animadores Isabel e José Filgueiras); V –  Grandes Buscadores (Casais) (animadores Isabel e José Filgueiras); VI – Em Louvor do Espírito Santo (animador José Filgueiras); VII – Mesa da Esperança (animadora Teresa Paula); VIII – Atirados (Jovens) (animador José Filgueiras); IX – Sta. Rita (animadora Alexandra Sousa). E pode haver mais grupos!? É esse o objetivo, criar e multiplicar mais grupos para que ninguém deixe de alimentar a fé e semear a esperança. Aceita este desafio e projeto pastoral. Fala com o pároco e ou com algum dos animadores referidos.

Documentos para Download
Paróquia de Vila Nova de Famalicão (Santo Adrião)
Casa Paroquial

Rua Álvaro Castelões, 57
4760-117 Vila Nova de Famalicão

Cartório Paroquial

ATENDIMENTO DE SECRETARIA
De terça a sexta, das 10h às 12h e das 16h às 19h. Em Agosto está encerrado para férias. Quem necessitar de documentos ou de algum assunto deve fazê-lo fora desse período.

ATENDIMENTO DO PÁROCO
Terças, das 17h30 às 19h e sextas, das 10h30 às 12h30. Na impossibilidade deste horário pode ser combinado outro por mail.

ACOMPANHAMENTO ESPIRITUAL
O pároco está disponível para fazer acompanhamento espiritual a quem o desejar. Para o efeito, devem agendar com ele.

Eucaristias

Eucaristia - Matriz Antiga