Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 21 Mar 2017
Encontro com agentes de pastoral de Cabeceiras de Basto lançou Semana das Vocações da Arquidiocese de Braga
Foram apresentadas a temática e o programa desta semana, procurando envolver e implicar todas as comunidades do Arciprestado na vivência da mesma.

No passado sábado, dia 18 de Março, às 10h30, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu um encontro com os agentes de pastoral do Arciprestado de Cabeceiras de Basto com o objectivo de envolver e implicar todas as comunidades na vivência da Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontecerá neste Arciprestado.

Este encontro, o primeiro do recheado programa de iniciativas, traçado para assinalar e celebrar esta Semana, congregou no Centro de Catequese de Refojos de Basto cerca de 40 agentes de pastoral, desde catequistas, membros de grupos de jovens, acólitos, zeladoras, entre outros.

Depois das boas-vindas dirigidas aos participantes por parte do Arcipreste local, o P.e Daniel Pereira, os elementos da equipa da Pastoral Vocacional da Arquidiocese conduziram o encontro, composto por dinâmicas, cânticos, meditação da Palavra de Deus, trabalho de grupo e oração, que procuraram ajudar os presentes a reflectir sobre a temática que este ano dá o mote a esta Semana das Vocações: “Impelidos pelo Espírito para a Missão”.

Durante o encontro foi também apresentado o programa desta semana, explicando-se as diversas actividades que o compõem e envolvendo-se os agentes de pastoral presentes na participação, divulgação e concretização das mesmas.

Perto do final do encontro tomou a palavra o P.e Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, enfatizando que a celebração e vivência desta Semana dedicada às Vocações pretende ajudar a “adensar a cultura vocacional na Igreja”, sendo que cada um, enquanto “cristão e missionário”, tem a missão de “ajudar na sua divulgação, envolvendo e contagiando outros”, de modo a que todos tenham “oportunidade de contactar com esta mesma cultura vocacional”.

O próximo encontro de preparação para esta Semana de Oração pelas Vocações, acontece já no dia 31 de Março, sexta-feira, às 21h30, na Casa da Juventude, Artes, Ofícios e Gerações (Mercado Municipal). Trata-se de um momento de cariz cultural, com a apresentação de uma peça de teatro por parte do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas da Arquidiocese, que acontece no contexto de uma dinâmica vocacional preparada também pelo já referido Departamento.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B