Arquidiocese

Horários

Catequese Digital

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 27 Abr 2017
Vocação e Oração reflectidas em Fórum que congregou os Arciprestados de Barcelos e Celorico de Basto
Encontro teve lugar no Seminário de Nossa Senhora da Conceição e contou com cerca de uma centena de participantes.
PARTILHAR IMPRIMIR

Realizou-se no passado dia 25 de Abril, no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga, um Fórum Vocacional promovido pelo Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional e destinado aos agentes de pastoral dos Arciprestados de Barcelos e Celorico de Basto.

Esta iniciativa, que surgiu na sequência de outros dois encontros já realizados ao longo dos últimos meses em ambos os Arciprestados, congregou cerca de uma centena de participantes, na sua maioria agentes de pastoral, acompanhados também por bastantes jovens, assim como pelos sacerdotes assistentes da Pastoral Vocacional dos dois Arciprestados convidados, o P.e Miguel Miranda e o P.e Alexandre Sá.

O encontro, subordinado ao tema “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2, 5), iniciou por volta das 9h30 com uma dinâmica de acolhimento aos participantes. Seguiu-se depois um tempo de oração, na Capela da Imaculada, assim como uma breve contextualização sobre o teor de todo o encontro que procurou “vincar a dimensão vocacional da vida, assim como a relação interdependente e íntima entre Oração e Vocação”.

Depois disso, os agentes de pastoral foram convidados a passar por três diferentes workshops, de forma rotativa, ao longo do dia. Assim, foi possível ficar a saber um pouco mais sobre a Mensagem de Fátima, nomeadamente na forma como a mesma “aponta para a importância da Eucaristia e para o abraçar da Cruz, enquanto caminho vocacional de fidelidade a Cristo Jesus”. Num outro workshop, os participantes foram convidados a um encontro mais próximo com a Palavra de Deus, através de uma Lectio Divina, que interpelou cada um para “o chamamento que o Senhor faz a todos nós, enviando-nos como pescadores de homens e desafiando-nos ao compromisso de colocar o barco da nossa vida no mar da evangelização”. Houve também tempo para Adoração ao Santíssimo, um momento de contemplação e de maior intimidade com Jesus, que desafiou cada um “a deixar o seu coração moldar-se pela presença amorosa de Deus”.

Pouco depois das 15h30 teve lugar a celebração da Eucaristia, presidida pelo P.e Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional. Numa celebração em que os presentes foram convidados a depositar junto do altar o resultado de tudo o que reflectiram, rezaram e viveram ao longo de todo o encontro, o sacerdote lembrou que “o Senhor nos chama e envia a todos, como anunciadores da Sua Palavra”, acrescentando que, “revestidos da alegria pascal, na mesma fidelidade de Maria, devemos responder com a nossa vida a esse chamamento de amor, fazendo tudo aquilo que Ele nos disser”.

O encontro terminou por volta das 17h00, depois do lanche e de um breve momento de confraternização entre todos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui