Arquidiocese

Nova Ágora

CANCELADA

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 1 Mai 2017
Vigília de Oração pelas Vocações interpelou jovens para a doação a Deus
Celebração foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.
PARTILHAR IMPRIMIR

Na passada sexta-feira, dia 28 de Abril, realizou-se no Mosteiro de Refojos, em Cabeceiras de Basto, às 21h00, uma Vigília de Oração pelas Vocações. Esta celebração, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, marcou o início da 54ª Semana de Oração pelas Vocações que se estende até ao próximo dia 7 de Maio.

O Arciprestado de Cabeceiras de Basto, onde este ano se centram a celebração e vivência desta semana em toda a Arquidiocese bracarense, respondeu à chamada, contando a Vigília com a presença de cerca de 300 pessoas, destacando-se uma grande participação juvenil, naquele que foi “um momento de encontro com Deus, vivido com serenidade e com um bom feedback da parte dos presentes”.

De referir ainda que também os Seminários Arquidiocesanos se associaram a este momento de oração promovido e preparado pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional e subordinado à mesma temática que preside a esta semana, “Com Maria, Impelidos pelo Espírito para a Missão”.

Na partilha proferida, D. Nuno Almeida destacou “o discernimento vocacional, na juventude, como algo necessário e de inquestionável pertinência para qualquer homem e mulher. O prelado, evocando a pergunta que dá o mote a esta semana, “Queres dar-te a Deus?”, enfatizou que “cada um deve entregar-se sem medida nem reservas, vivendo a aventura de se dar a Deus”. D. Nuno não deixou ainda de referir o Sínodo dos Bispos do próximo ano que se centra, precisamente, “nos jovens, na Fé e no discernimento vocacional”, assim como a vinda do Papa Francisco a Portugal, convidando os jovens a “rezar por ele e pelo seu pontificado”. 

Já perto do final da celebração, tomou a palavra o Arcipreste de Cabeceiras de Basto, o P.e Daniel Pereira, “agradecendo a presença de D. Nuno Almeida, assim como a todos os sacerdotes do Arciprestado pelo seu trabalho e dedicação, especialmente no que respeita a esta Semana das Vocações”.

O Bispo Auxiliar quis também deixar “uma palavra de agradecimento pela oração de todos os presentes e pela sua vinda, assim como aos sacerdotes do Arciprestado, aos Seminários, nas pessoas dos seus reitores, e aos jovens, em geral, sem esquecer aqueles que ajudaram na dinamização desta Vigília”.

No final da celebração os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um convívio no Externato S. Miguel de Refojos, que possibilitou encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.

De referir que, na próxima quinta-feira, dia 4 de Maio, pelas 21h15, há a oportunidade de participar num outro momento de oração pelas vocações, que se realiza, desta feita, na Capela Imaculada no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.

PARTILHAR IMPRIMIR
Departamento para a Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui