Arquidiocese de Braga -

1 maio 2017

Vigília de Oração pelas Vocações interpelou jovens para a doação a Deus

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Celebração foi presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga.

\n

Na passada sexta-feira, dia 28 de Abril, realizou-se no Mosteiro de Refojos, em Cabeceiras de Basto, às 21h00, uma Vigília de Oração pelas Vocações. Esta celebração, presidida por D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga, marcou o início da 54ª Semana de Oração pelas Vocações que se estende até ao próximo dia 7 de Maio.

O Arciprestado de Cabeceiras de Basto, onde este ano se centram a celebração e vivência desta semana em toda a Arquidiocese bracarense, respondeu à chamada, contando a Vigília com a presença de cerca de 300 pessoas, destacando-se uma grande participação juvenil, naquele que foi “um momento de encontro com Deus, vivido com serenidade e com um bom feedback da parte dos presentes”.

De referir ainda que também os Seminários Arquidiocesanos se associaram a este momento de oração promovido e preparado pelo Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional e subordinado à mesma temática que preside a esta semana, “Com Maria, Impelidos pelo Espírito para a Missão”.

Na partilha proferida, D. Nuno Almeida destacou “o discernimento vocacional, na juventude, como algo necessário e de inquestionável pertinência para qualquer homem e mulher. O prelado, evocando a pergunta que dá o mote a esta semana, “Queres dar-te a Deus?”, enfatizou que “cada um deve entregar-se sem medida nem reservas, vivendo a aventura de se dar a Deus”. D. Nuno não deixou ainda de referir o Sínodo dos Bispos do próximo ano que se centra, precisamente, “nos jovens, na Fé e no discernimento vocacional”, assim como a vinda do Papa Francisco a Portugal, convidando os jovens a “rezar por ele e pelo seu pontificado”. 

Já perto do final da celebração, tomou a palavra o Arcipreste de Cabeceiras de Basto, o P.e Daniel Pereira, “agradecendo a presença de D. Nuno Almeida, assim como a todos os sacerdotes do Arciprestado pelo seu trabalho e dedicação, especialmente no que respeita a esta Semana das Vocações”.

O Bispo Auxiliar quis também deixar “uma palavra de agradecimento pela oração de todos os presentes e pela sua vinda, assim como aos sacerdotes do Arciprestado, aos Seminários, nas pessoas dos seus reitores, e aos jovens, em geral, sem esquecer aqueles que ajudaram na dinamização desta Vigília”.

No final da celebração os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um convívio no Externato S. Miguel de Refojos, que possibilitou encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.

De referir que, na próxima quinta-feira, dia 4 de Maio, pelas 21h15, há a oportunidade de participar num outro momento de oração pelas vocações, que se realiza, desta feita, na Capela Imaculada no Seminário de Nossa Senhora da Conceição, em Braga.