Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 5 Jun 2017
“Oratória Mariana” encerrou programa da Semana das Vocações na Arquidiocese de Braga
Concerto foi interpretado por Teresa Salgueiro e contou com a participação especial dos seminaristas da Arquidiocese.

No passado sábado, dia 3 de Junho, um concerto de “Oratória Mariana”, interpretado por Teresa Salgueiro, marcou o encerramento do programa de iniciativas traçado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações deste ano de 2017.

O concerto, agendado para as 21h30, nos Claustros do Mosteiro de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, Arciprestado onde este ano se centrou a celebração e vivência da Semana das Vocações na Arquidiocese, contou com a presença de mais de 200 pessoas que quiseram usufruir de um serão de sábado diferente e especial.

Durante a sua actuação, Teresa Salgueiro, acompanhada pelos músicos Nelson Almeida, no Acordeão de Concerto, e por Óscar Torres, no Contrabaixo, interpretou diversos cânticos marianos, proporcionando “um momento de extraordinária beleza em que da música se fez oração e da oração se fez música, numa conjugação harmoniosa”. Ao ritmo de palavras e melodias foi possível “louvar a Cheia de Graça e aconchegar-se, em atitude contemplativa, no colo amoroso da Senhora do ‘manto lindo’, sendo cada um interpelado a melhor reflectir e rezar a sua própria vocação diante do testemunho de Fé de Maria, a Mãe de todas as Vocações”.

Destaque também para a colaboração dos seminaristas dos Seminários Arquidiocesanos de Nossa Senhora da Conceição e de S. Pedro e S. Paulo, que deram voz ao coro, acompanhando a cantora em grande parte das músicas. Além disso, os seminaristas, assim como os membros do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral das Vocações, assumiram a leitura dos inúmeros textos marianos que compõem esta Oratória e que se foram escutando entre os diferentes cânticos.

No final, e depois de Teresa Salgueiro ter desafiado o público a acompanhá-la, cantando, durante a última música, tomou a palavra D. Nuno Almeida, Bispo Auxiliar de Braga. O prelado começou por “agradecer ao Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional por todo o trabalho desenvolvido a propósito da Semana das Vocações, assim como ao Arciprestado de Cabeceiras de Basto, pela excelente participação e vivência de todas as iniciativas desenvolvidas neste âmbito”. De seguida, D. Nuno salientou a importância de “aprofundar a dimensão vocacional da vida”, apelando a que “cada um não tenha medo de dizer Sim com alegria ao chamamento de Deus”, na certeza de que contará também com “o consolo e a protecção de Maria”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui