Arquidiocese

Ano Pastoral 2017+18: Despertar Esperança
(+info)

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 4 Out 2017
Catequistas despertados para a importância da catequese no discernimento vocacional
Encontro de formação congregou cerca de 130 catequistas das paróquias da Zona Pastoral da Cidade e Este, do Arciprestado de Braga.
PARTILHAR IMPRIMIR

A pedido das paróquias da Zona Pastoral da Cidade e Este, do Arciprestado de Braga, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese orientou um encontro de formação, no passado dia 30 de Setembro, destinado aos catequistas destas comunidades e subordinado ao tema “A catequese e o discernimento vocacional”.

Esta iniciativa teve lugar no auditório do Seminário Conciliar, entre as 9h30 e as 12h30, tendo congregado cerca de 130 catequistas.

Partindo da temática proposta pela Arquidiocese de Braga para este novo ano pastoral, os elementos do Departamento para as Vocações a quem coube orientar o encontro procuraram ajudar os catequistas a “despertar para a importância da catequese no processo de discernimento vocacional de cada catequizando”, na medida em que “é por meio da catequese que cada um pode experimentar a alegria do encontro com o Senhor Jesus, viver na comunhão e na intimidade com Ele, sendo capaz de escutar o Seu chamamento e discernir a sua vocação”.

Aos catequistas foi ainda deixada a interpelação de que “a catequese ou é vocacional ou não é catequese”, destacando-se que esta “deve ser espaço e tempo privilegiado para a proposta e para o testemunho de Fé, ajudando cada um a descobrir e a acolher o chamamento de Deus, que a todos chama à vida e ao anúncio comprometido do amor”. Por isso, “o catequista é também aquele que é interpelado a acompanhar e a ajudar a discernir, fazendo caminho com aqueles que lhe são confiados, sabendo esperar, sabendo propor, procurando sempre despertar em cada coração a esperança que brota da vocação.”

Perto do final do encontro, os catequistas foram ainda sensibilizados para a vivência da Semana de Oração pelas Vocações, que decorrerá em Abril de 2018, e cujas celebrações estarão centradas, neste ano pastoral, no Arciprestado de Braga.

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui