Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 22 Nov 2017
Arciprestado de Cabeceiras de Basto acolheu Encontro Vocacional II
A importância do discernimento e do acompanhamento em todo o processo vocacional deu o mote a este encontro destinado aos agentes pastorais.

“A importância dos verbos discernir e acompanhar em todo o processo vocacional” deu o mote ao II Encontro de Formação Vocacional para agentes de pastoral do Arciprestado de Cabeceiras de Basto, promovido e orientado pelo Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga, à semelhança do que já tinha acontecido recentemente na Póvoa de Lanhoso.

Esta iniciativa, realizada no dia 18 de Novembro, sábado, às 21h00, no Centro de Catequese de Refojos de Basto, contou com a presença de algumas dezenas de agentes de pastoral do Arciprestado anfitrião, acompanhados por alguns sacerdotes.

Orientado por seis elementos do Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional, o encontro, realizado na sequência de um primeiro que teve lugar no final de Outubro passado, procurou salientar “a pertinência do discernimento e do acompanhamento em todo o processo vocacional”, a partir da encenação do texto bíblico dos “Discípulos de Emaús” que foi posteriormente objecto de reflexão em pequenos grupos, proporcionando encontro e intimidade com a Palavra de Deus.

Os agentes de pastoral participantes foram, assim, sensibilizados “para o papel central da oração na descoberta e interpretação dos sinais que apontam para a vocação, seja a própria, seja a daqueles que se acompanha e se ajuda a discernir”, sem esquecer que “se trata de uma ‘arte’ e de um processo que requer tempo, disponibilidade para o outro, capacidade de se fazer próximo e testemunhos autênticos e apaixonados, para que todo o vocacionado possa colocar o amor recebido de Deus ao serviço do mundo, oferecendo-o sem medida e semeando Esperança no coração dos homens”.

De salientar ainda que está já agendado o terceiro e último destes encontros, um Fórum Vocacional, que congregará os Arciprestados da Póvoa de Lanhoso e de Cabeceiras de Basto no Seminário Menor, em Braga, no próximo dia 1 de Dezembro, desde as 9h30 até perto das 17h00.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B