Arquidiocese de Braga -

20 março 2018

Arciprestado de Braga desafiado à vivência da Semana das Vocações em noite dedicada ao Teatro

Fotografia

Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional

Iniciativa procurou ajudar na preparação e divulgação desta semana.

\n

No passado sábado, dia 17 de Março, o Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga promoveu a apresentação de uma peça de teatro com o objectivo de continuar a preparar e divulgar a Semana de Oração pelas Vocações da Arquidiocese, que este ano acontece no Arciprestado de Braga, de 15 a 22 de Abril, com o tema “Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor”.

Este momento de cariz cultural, com início marcado para as 21h30, no Auditório do Colégio S. Caetano, em Maximinos, contou com a adesão de um grande número de pessoas provenientes das diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Braga, destacando-se a presença de um elevado número de jovens.

De referir que esta noite de teatro decorreu no contexto de uma dinâmica vocacional preparada também pelo já referido Departamento, que, através de um texto que convidou a uma breve reflexão logo no início da noite e de alguns desafios lançados aos presentes depois da peça, procurou interpelar a todos para a temática de fundo desta Semana de Oração pelas Vocações, assim como para a vivência e celebração comprometida da mesma.

Na abertura do encontro, tomou a palavra o P.e Miranda que, em nome do Arciprestado de Braga, deu as boas-vindas a todos os presentes e lembrou que “o teatro pode ser uma forma de nos ajudar a reflectir sobre a vocação”.

Quanto ao espectáculo, propriamente dito, esteve a cargo do Grupo de Teatro S. João Bosco, constituído por seminaristas do Seminário Conciliar e do Seminário de Nossa Senhora da Conceição, com a apresentação da peça “Job que gritas em mim”, cujo texto é da autoria de Manuel Nunes, com encenação e adaptação de José Miguel Braga. A peça foi do agrado dos presentes e com as suas representações os seminaristas actores mantiveram a plateia envolvida e entusiasmada.

No final do teatro tomou a palavra o P.e Mário Martins, Coordenador do Departamento Arquidiocesano para a Pastoral Vocacional, que agradeceu a presença de todos, assim como ao Grupo de Teatro pela apresentação da peça, ao Colégio S. Caetano e ao Arciprestado anfitrião pelo acolhimento. Partindo da peça apresentada, que procurou transmitir uma mensagem de esperança diante do sofrimento humano, o sacerdote enfatizou que “poderemos ser eco disso mesmo se colocarmos em prática aquilo a que nos desafia a Semana de Oração pelas Vocações deste ano, isto é, se ousarmos ‘Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor’”.

Antes do regresso a casa, os presentes foram ainda convidados a tomar parte de um convívio, que teve a dupla finalidade de possibilitar a concretização dos diferentes desafios de índole vocacional que foram propostos e encerrar a noite com um momento de partilha e feliz confraternização entre todos.