Arquidiocese

Subsídios Semeadores de Esperança (2018/2019)
[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Departamento para a Pastoral Vocacional
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 10 Abr 2018
Semana das Vocações: da escuta à vivência, o discernimento como uma maratona e não como um sprint
Iniciativa decorre entre os dias 15 e 22 de Abril.
PARTILHAR IMPRIMIR
 

Como é habitual, em pleno tempo pascal a Igreja do mundo inteiro dedica uma semana de oração às vocações. Esta iniciativa vai já na sua 55ª edição e decorre, desta feita, entre os dias 15 e 22 de Abril, subordinada ao tema “Escutar, discernir, viver a chamada do Senhor”, conforme a mensagem publicada pelo Papa Francisco. Neste sentido, o coordenador do Departamento da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga, o Pe. Mário Martins, sublinha a importância desta semana, «uma verdadeira oportunidade para se aprofundar, pela oração e partilha, o discernimento vocacional como um processo lento e paciente». O reitor do Seminário Menor afirma ainda que «este processo de escuta em vista de uma vivência radical e amadurecida do chamamento que o Senhor faz a todos, sem exceção, não deve ser entendido como um “sprint de resultados ou proveitos imediatos” que daí poderíamos querer tirar, mas antes como uma “maratona de maturação” que as “estradas da vida”, na sua diversidade, nos proporcionam correr e percorrer, de forma sustentada e alegre, ajudando-nos a reconhecer como despertar esperança nos dias de hoje para um melhor cumprimento da missão que nos foi confiada no batismo».

Assim, sendo habitual eleger um dos 14 Arciprestados da Arquidiocese bracarense para assinalar esta semana, desta vez será o Arciprestado de Braga o palco das diversas atividades promovidas e realizadas pelo Departamento Arquidiocesano de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese, tendo o respetivo programa já iniciado no passado mês de Março, com a realização de algumas iniciativas de preparação e sensibilização.

Agora que esta semana está prestes a acontecer, nos dois próximos fins-de-semana, isto é, nos dias 14, 15, 21 e 22 de Abril, os elementos do Departamento de Pastoral para as Vocações, assim como os Seminários da Arquidiocese, marcam presença nas diferentes comunidades paroquiais do Arciprestado de Braga, concretamente nas celebrações da Eucaristia e nos encontros de catequese da adolescência.

Durante a semana, de 16 a 20 de Abril, esta presença passará pela Escola Dr. Francisco Sanches e pelo Colégio D. Diogo Sousa, concretamente nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) das diferentes turmas, procurando interpelar todos aqueles que se encontram em fase de discernimento vocacional.

Por sua vez, na sexta-feira, dia 20 de Abril, pelas 21h15, realiza-se uma Vigília de Oração na Sé Catedral, presidida por D. Jorge Ortiga, na qual toda a Arquidiocese e, particularmente, as comunidades do Arciprestado de Braga, estão convidadas a participar.

No sábado, dia 21 de Abril, o Bom Jesus do Monte acolhe uma Tarde Vocacional, entre as 14h30 e as 19h00, concretizada através de um conjunto de atividades e dinâmicas. Esta iniciativa dirige-se a todos os grupos de jovens das comunidades do Arciprestado bracarense, que serão convidados a participar, procurando também provocar todos aqueles que visitem o Santuário nesse dia, interpelando cada um a refletir e a rezar a sua própria vocação.

De referir ainda que, a par destas iniciativas, o Departamento de Pastoral para as Vocações assegura a dinamização diária de uma página do jornal Diário do Minho ao longo de toda a semana, entre os dias 15 e 22 de Abril, com o objetivo de despertar os leitores para a centralidade da dimensão vocacional da vida no caminho de felicidade, feito de passos de esperança, que cada ser humano procura percorrer.

PARTILHAR IMPRIMIR
Pastoral Vocacional
Contactos
Morada

Rua S. Domingos, 94 B
4710-435 BRAGA

TEL

253 203 180

FAX

253 203 180

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui