Arquidiocese de Braga -
8 junho 2017
Dos encantos da Música aos recantos da Oração… Da Vida rezada à Vocação cantada!
Departamento para a Pastoral Vocacional
Texto a propósito do Concerto de "Oratória Mariana" interpretado por Teresa Salgueiro.
Encontraram-se a música e a oração, fundiram-se e entregaram-se mutuamente, no silêncio sereno e apaziguador da noite, rasgado apenas pelo voo observador e cúmplice das pombas, no espaço sublime dos claustros imponentes de um mosteiro. A vida deixou-se embalar, perscrutou e rezou o mais íntimo do que é, onde vislumbra e reconhece o trilho para a alegria que quer e precisa desenhar, o caminho da vocação que a habita, a atravessa, a modela e a torna mais viva.
Assim aconteceu na noite do passado dia 3 de junho, nos Claustros do Mosteiro de São Miguel de Refojos, em Cabeceiras de Basto, com a voz de Teresa Salgueiro a dar corpo e encanto a um concerto de “Oratória Mariana”, que marcou o encerramento do programa de iniciativas traçado pelo Departamento para a Pastoral das Vocações da Arquidiocese de Braga para assinalar e celebrar a Semana de Oração pelas Vocações deste ano.
A voz doce e belíssima de Teresa Salgueiro cantou Maria, enalteceu o testemunho de fé da Senhora do Sim e cada coração se ajoelhou dentro do peito para louvar a Cheia de Graça e com Ela contemplar as maravilhas de Deus. E assim a música se fez oração! As palavras e as melodias combinaram-se em preces e acções de graças e a vida, aconchegada no colo amoroso da Mãe, sob a protecção da Senhora do ‘manto lindo’, cantou a alegria da fé, da esperança e do amor. E assim a oração se fez música!
Quando nos perdemos nos encantos da música para nos reencontramos nos recantos da oração, rezamos a acústica da vida, compomos com arte as melodias da vocação. Quando a música se entrelaça no testemunho de vida da Mãe da Igreja afinam-se com minúcia e ternura as notas musicais que vibram dentro de nós. Emerge a certeza de que a vocação, enquanto chamamento de Deus, enquanto caminho para a alegria, deve permanecer e perseverar viva e querida no nosso coração como um eco melodioso e belo! Esse é o eco do Sim de Maria que sempre ressoa em nós! Essa é a voz de Deus que não cessa de nos chamar! E todo aquele que é chamado é interpelado a compor com arte o amor de Deus recebido, convertendo-o em amor doado aos outros, para que na vida de cada homem se escute a esperança e o gáudio vibrante das maravilhas deste hino maior!
E se, como Maria, Mãe de todas as vocações, aprendermos esta arte de compor música nas pautas da oração, com as notas da fidelidade e da entrega confiada ao Senhor, então a vida será uma canção… cantará a vocação ao amor, entoará a festa do serviço e da doação sem limites, afinar-se-á pelo diapasão do anúncio do Evangelho!
Posto isto, eis os imperativos ecos que ressoam para lá da Semana de Oração pelas Vocações de 2017 na Arquidiocese de Braga: com Maria, sob o seu consolo e proteção, deixemo-nos “impelir pelo Espírito para a Missão”, façamos da vida um concerto de “Oratória”, para que em cada Ave-Maria se reze e cante a vocação! Contemplemos o nosso Deus nos claustros da alegria da fé que as pombas, curiosas, espreitam e também querem celebrar, desafiando-nos a voos bem mais altos! Escutemos com devoção esta sonoridade que nos trespassa a alma e o frio da noite dissipar-se-á no fogo do amor que nos envia e nos queima por dentro no desejo ardente de subir aos palcos onde, audaciosa e em Cristo Jesus ancorada, canta e brilha a vocação!
Texto: Vânia Pereira - Departamento para a Pastoral das Vocações da Arquidiocese de Braga
Fotografia: Pe. Rui Sousa
Partilhar