Arquidiocese de Braga -
1 setembro 2017
Despertar Esperança
Departamento para a Pastoral Vocacional
Ano Pastoral 2017/2018 é o primeiro de um triénio dedicado à Esperança.
Depois de um quinquénio dedicado ao dom da Fé, a Arquidiocese de Braga, “consciente das dificuldades e também das oportunidades do tempo que nos é dado viver e caminhando na busca de um novo paradigma pastoral”, dedicará os próximos três anos à temática da Esperança.
Assim, de acordo com o Programa Pastoral entretanto publicado pela Arquidiocese, o Ano Pastoral de 2017/2018 será vivido sob o lema “Despertar Esperança”, tendo como mote a frase retirada da Carta de S. Paulo aos Romanos: “Esperar contra toda a esperança” (Rom 4, 18). Como objectivo geral é apontado o imperativo de “gerar discípulos missionários e comunidades semeadoras de esperança que, alimentadas pelo encontro pessoal com Jesus Cristo e pela força criativa do Espírito Santo, assumam a inadiável renovação da Arquidiocese, com as suas Paróquias e Comunidades”.
Conforme refere o Programa Pastoral, “seguimos iluminados pela personalidade do Papa Francisco, em comunhão com as directrizes propostas para «uma nova etapa evangelizadora, cheia de ardor e de dinamismo». A sua constante exortação a abandonar esquemas e estruturas de outros tempos, a procura de caminhos «ousados e criativos» para uma «renovação eclesial inadiável», há-de continuar a ressoar na vida das nossas comunidades.”
O documento acrescenta ainda que “a esperança partilhada torna-se força de comunhão, pois como diz Paulo: «Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança» (Ef 4, 4). A Igreja, as comunidades e as famílias consolidam-se e crescem porque se reconhecem numa mesma esperança e a cultivam. Esperando juntos, tornamo-nos um mesmo corpo.”
“Colocando nas mãos de Deus o desejo cristão de uma Primavera de esperança na Arquidiocese” e “conscientes de que a esperança nasce da escuta orante, pessoal e comunitária, e se fortalece na vivência da Palavra de Deus”, um dos desafios pastorais apontados passa por “despertar esperança nos jovens, através de uma Pastoral Vocacional renovada”, acompanhando tudo o que vai sendo proposto pelo Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária, agendada para Outubro de 2018 e dedicada ao tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional".
Partilhar