Desejo subscrever a newsletter de Departamento para as Vocações na Igreja
Departamento Arquidiocesano da Pastoral Vocacional | 21 Mar 2019
Departamento da Pastoral Vocacional da Arquidiocese de Braga prepara subsídios nacionais para a Semana de Oração pelas Vocações
Semana assinala-se entre os dias 5 e 12 de Maio, em pleno tempo pascal.

O Departamento de Pastoral para as Vocações da Arquidiocese de Braga tem neste ano pastoral a responsabilidade acrescida de fazer chegar a todas as dioceses e comunidades do país um conjunto de subsídios destinados à promoção e vivência da Semana de Oração pelas Vocações de 2019, que se assinala de 5 a 12 de Maio.

Deste modo, a equipa, que conta com mais de 20 elementos, entre sacerdotes, diáconos, consagrados e leigos, provenientes de diferentes institutos religiosos e de diferentes comunidades e pontos da Arquidiocese, e que tem como coordenador o P.e Mário Martins, tem estado a trabalhar na criação e preparação de um conjunto diversificado de materiais que comportam o habitual cartaz, uma oração, uma proposta de esquema para uma Vigília Vocacional, assim como uma catequese pensada em três esquemas diferenciados, consoante a idade dos destinatários (crianças, adolescentes e adultos), e uma proposta para ser trabalhada nas aulas de Educação Moral e Religiosa Católica. Para além disso, está ainda a ser preparado um hino e respectivo vídeo clip, uma música litúrgica, uma proposta de Lectio Divina e de Rosário Vocacional, assim como um esquema para um encontro com Agentes de Pastoral, uma proposta de Peregrinação Vocacional, uma sugestão para momento cultural, um itinerário de visita a uma casa de formação religiosa (Seminário, Mosteiro, Instituto...), assim como alguns subsídios para a liturgia. O Departamento estabeleceu ainda uma parceria com a iniciativa “Passo a Rezar”, sendo que ao longo dessa semana as orações disponibilizadas terão um forte teor vocacional.

De referir que todos os materiais estão a ser preparados a partir da Mensagem do Papa Francisco para o 56º Dia Mundial de Oração pelas Vocações, recentemente publicada e subordinada ao tema “A coragem de arriscar pela promessa de Deus”. Além disso, outras ideias fundamentam os subsídios que estão a ser elaborados, como é o caso do Ano Missionário convocado pela Conferência Episcopal Portuguesa – “Todos, tudo e sempre em Missão”, o Sínodo dos Bispos relativo à XV Assembleia Geral Ordinária, realizada no passado mês de Outubro, em Roma, e dedicada ao tema "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional", entre outras.

Nas palavras do Coordenador do Departamento, o P.e Mário Martins, “estes subsídios, à semelhança de todas as acções promovidas pela equipa, pretendem ajudar a promover uma pastoral testemunhal, do encontro, do chamamento e do acompanhamento, ao serviço da comunhão e ao jeito da pedagogia de Jesus Cristo, onde cada um é interpelado a percorrer um caminho de verdadeiro discernimento vocacional, (re)colocando a pastoral vocacional no coração das comunidades e procurando implementar uma renovada e profícua cultura vocacional, transversal a todos os sectores de pastoral”. Como acrescenta o sacerdote, também Reitor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição da Arquidiocese de Braga, “espera-se que cada baptizado, a partir da alegria do encontro com o Senhor Jesus, ouse quebrar a «paralisia da normalidade» e possa «arriscar» tomar parte de um «sonho maior», na certeza de que é «portador de uma promessa de Deus», como refere o Papa Francisco na sua Mensagem para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações”.

Departamento para as Vocações na Igreja

Rua S. Domingos, 94 B

Coordenador

P.e Dr. Mário Martins Chaves Rodrigues

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui