Atendimento Paroquial

Jornal Palavra: Janeiro 2024
Recomeça a Catequese

Nascidos em 2016

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Cerzedelo (Santa Cristina)
José Ferreira Marques | 25 Fev 2021
Centro Social Paroquial De Santa Cristina de Cerzedelo, Guimarães
Conheça-nos!

1. QUEM SOMOS

O Centro Social Paroquial de Santa Cristina de Cerzedelo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), de natureza pública, sujeita, em Direito Canónico, de obrigações e de direitos consentâneos com a índole de instituto da Igreja Católica, em ordem ao bem público eclesial.

Constituído por decreto da autoridade eclesiástica em 21 de abril de 1989, sob sua vigilância e tutela, com Estatutos aprovados pela mesma, é, segundo o Direito Concordatário, resultante da Concordata de 07.05.1940, e da Concordata de 18.05.2004, uma pessoa jurídica canónica (NIPC: 502 245 263), registada no Instituto da Segurança Social, sob o nº 49/90, de 08 de maio de 1989.

Visão: o Centro persegue o bem público eclesial, na sua área de intervenção, de acordo com as normas de Igreja Católica, na perspetiva dos Valores do Evangelho, e à luz da Doutrina Social da Igreja.

Missão: apoiar os utentes e as famílias, criando condições de estabilização e/ou retardamento do envelhecimento, através das respostas sociais do Centro Social: Centro de Dia (CD), e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD),

Valores: a promoção da caridade cristã, da cultura, educação, e a integração comunitária e social, de todos os habitantes da comunidade onde se situa, especialmente dos mais pobres. Pautados por valores de confiança, afetividade, humildade e empatia, pelo profissionalismo e dedicação dos nossos colaboradores, queremos garantir os cuidados necessários que potenciem as capacidades dos nossos utentes.

Estatutos

2 . SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO: SAD

A resposta social de Serviço de Apoio Domiciliário (SAD), consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduos e famílias, quando por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades diárias.

Objetivos

Prestar cuidados básicos no domicílio, a idosos ou famílias, contribuindo assim para o seu equilíbrio e bem-estar, minimizando as situações de incapacidade física e/ou mental, combatendo o isolamento, e contribuindo para a resolução dos problemas que afetam os indivíduos e famílias no seu meio.

Serviços

Refeição: as refeições são confecionadas nas instalações da instituição, por uma empresa certificada, com ementas elaboradas por nutricionista, e de acordo com as especificidades dos público alvo;

Cuidados de higiene e conforto;

Tratamento de roupas;

Higiene habitacional;

Animação e socialização;

Aquisição de bens e serviços.

Horário

O SAD funciona todos os dias, de segunda a domingo incluindo feriados, não encerrando para férias.

De 2ª a 6ª feira: das 08h00 às 18h00. Sábados, Domingos e feriados: das 08h00 às 13h00.

RI-SAD.doc: Regulamento Internos (RI-SAD)

Contrato SAD.doc: Contrato Tipo SAD

3. CENTRO DE DIA: CD

A resposta social de Centro de Dia (CD) consiste na prestação de serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos clientes, e na prestação de apoio psicossocial, fomentando as relações interpessoais ao nível dos idosos, e destes com outros grupos etários (intercâmbios), a fim de evitar o isolamento, procurando a autonomia possível dos idosos no seu meio sociofamiliar.

Objetivos

Garantir a prestação de serviços que satisfaçam as necessidades básicas, através de apoio psicossocial, e fomentar as relações interpessoais ao nível dos idosos e destes com outros grupos etários (intercâmbios), a fim de evitar o isolamento.

Serviços

Refeição: as refeições são confecionadas nas instalações da instituição, por uma empresa certificada, com ementas elaboradas por nutricionista e de acordo com as especificidades dos público alvo;

Cuidados de higiene;

Tratamento de roupas;

Convívio/Ocupação: ginástica, trabalhos manuais, oração diária, comunhão semanal, passeios, música e visitas;

Aquisição de bens e serviços;

Preparação e administração de medicação.

Horário

O Centro de Dia funciona de 2ª a 6ª feira, exceto feriados, das 08h30 às 18h00.

O Centro de Dia tem atividade anual, não encerra para férias.

RI-CD.doc: Regulamento Internos (RI-CD)

Contrato CD.docx: Contrato Tipo CD

4. LIGA DOS AMIGOS

Liga dos Amigos: Liga dos Amigos.pdf

Protocolos: Protocolos.jpg

5. BANCO DE AJUDAS TÉCNICAS

O Centro Social e Paroquial de Santa Cristina de Cerzedelo dispõe de um banco de ajudas técnicas -algumas oferecidas por benfeitores-, que disponibiliza aos seus utentes, e membros da Liga dos Amigos, de forma gratuita e mediante regulamento próprio.

Inventário

QUANTIDADEDESCRIÇÃO
5cadeiras de rodas
4camas articuladas
7colchões (2 de espuma viscoelástica)
4capas anti escaras
3motores para capas anti escaras
3almofadas de silicone
3capas brancas para colchão
1aparadeira
3camas articuladas elétricas
3bengalas
3cadeiras de banho
4alteadores de sanita
1urinol
3faixas de segurança
2botas imobilizadoras
1mesa de refeição
2cadeirões
2andarilhos
2almofadas anatómicas viscoelásticas
1suporte para lavar cabelo

6. INTERCÂMBIOS

Um dos objetivos principais da Instituição é a satisfação dos nossos utentes, onde se compreendem as suas famílias. Neste intuito, têm relevância maior os intercâmbios que mantemos. A par das relações relações interpessoais ao nível dos idosos, as relações com outros grupos etários não são nunca de descurar. Uns são guardas da memória; outros, promessa de um futuro onde aqueles contam! Já foram mais, é verdade!

Aos que permanecem, e dizem “presente”; e aos que partiram, deixando saudades: MUITO OBRIGADO, por fazerem sua esta Instituição.

Didáxis.mp4

São Bentinho.mp4

Intercâmbio.horta.mp4

Dia da Música - Intercâmbio.mp4