Contributo Paroquial

Entregue pelos moldes habituais ou transferência para IBAN da paróquia

PT50 0036 0038 99100265057 76

Boletim
V Domingo da Quaresma | B

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Este (São Mamede)
6 Mai 2021
Batismo

“O Baptismo é o sacramento fundamental e a condição prévia para todos os outros sacramentos. Ele liga-nos a Jesus Cristo, insere-nos na Sua morte redentora na cruz, libertando-nos do poder do pecado, e faz-nos ressuscitar com Ele para uma Vida interminável. (Youcat)

O Baptismo é o primeiro dos sacramentos, sem o qual nenhum outro pode ser celebrado. O Baptismo torna-nos filhos de Deus e membros da Igreja e, por isso, inicia em nós uma vida nova, com novo sentido, porque fundamentada em Jesus Cristo.

Nos adultos, o Baptismo pressupõe já a adesão, aprofundamento e profissão da fé cristã; nas crianças, que a sua educação cristã seja assegurada pelos seus pais e padrinhos, com a colaboração da comunidade cristã.

• ASPECTOS FUNDAMENTAIS:

1. Marcação da data. A data do Baptismo deve ser marcada com o pároco no horário de atendimento estabelecido, ou noutro momento a combinar com ele. Não havendo uma antecedência pré-definida, é conveniente que seja feita atempadamente, para que seja possibilite conjugar a pretensão dos pais com a programação da vida da comunidade

2. Preparação do Baptismo. No encontro inicial, para marcação da data, o pároco informará das questões mais práticas e dos procedimentos necessários. Depois, os pais e padrinhos devem participar num dos encontros mensais de Preparação da Celebração do Baptismo, coordenado pela Pastoral Familiar, e que se realizam mensalmente.

3. O que é necessário preparar? Os pais devem ter em conta que, para a celebração do Baptismo serão necessárias a vela do Baptismo e a veste ddeve ser branca, já que é um dos sinais e ritos do Baptismo.

4. Os Padrinhos. Na escolha dos padrinhos os pais devem ter em consideração que, mais que uma questão familiar ou de amizade e significado pessoal, a escolha dos padrinhos deve ter em conta a educação cristã da criança, requisito indispensável para a celebração do Baptismo. Por isso, aqueles que são propostos para padrinhos devem ser pessoas amadurecidas na fé, comprometidas com a comunidade cristã, e de vivência e testemunho cristãos.

5. Documentos necessários:

- Aquando da marcação, os pais devem trazer preenchido o  Formulário de Pedido de Batismo

- Se os pais vivem em Este São Mamede e desejam celebra o Baptismo noutra paróquia; ou então, se vivem noutra paróquia e desejam celebrar o Baptismo em Este São Mamede, devem solicitar ao pároco a Declaração para a transferência do lugar de Baptismo, e com esse documento pedir a devida autorização nos Serviços Centrais da Arquidiocese (link para morada, ou localização...).

- É necessário, para os padrinhos que residam noutra paróquia, que solicitem ao pároco da sua residência a Declaração de Idoneidade.

Documentos para Download
Paróquia de Este (São Mamede)
Casa Paroquial

Rua Pe. Abílio Gomes Correia, 46
4715-658 Este São Mamede

TLM

Cartório Paroquial

Quarta-feira - 20h00

Sexta-feira - 20h00

Eucaristias

Domingo, 09h30
Terça-feira, 19h30
Quarta-feira, 19h30
Quinta-feira, 19h30
Sexta-feira, 19h30
Sábado, 19h30

Feriados Civis, 07:30

Feriados Religiosos, 09:30

Confissões
Visitas aos Doentes

A visita mensal aos doentes e/ou pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, deve ser marcada pelo próprio, ou seus familiares, com o pároco.

Semanalmente, os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram a Sagrada Comunhão.