Contributo Paroquial

Entregue pelos moldes habituais ou transferência para IBAN da paróquia

PT50 0036 0038 99100265057 76

V Domingo da Quaresma | B

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Este (São Mamede)
30 Set 2022
25.º aniversário da Introdução da Causa de Canonização do Servo de Deus, padre Abílio Gomes Correia
“A Santíssima Eucaristia é o Céu transladado à terra, para fazer da terra um Céu. Não há Céu fora da Santíssima Eucaristia, há tanto mais Céu, quanto mais Eucaristia.” (Pe Abílio Gomes Correia)

No 25º Aniversário da introdução da causa de canonização do Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia, vivenciamos uma grande manifestação de amor, a este Servo de Deus, na comunidade paroquial de Este São Mamede, com a celebração da Eucaristia, e dois momentos de (ad)oração (pessoal e comunitária). Em comunhão com a comunidade, Sua Excelência D. José Cordeiro, Arcebispo Primaz de Braga, presidiu a estas celebrações.

A 02 fevereiro do ano corrente, a Congregação para as Causas dos Santos, em Roma, comunicou que o processo do Padre Abílio, iniciado há 25 anos na nossa arquidiocese, entrou na fase apostólica ou romana, ou seja, a causa apresentada ficou aprovada e considerada juridicamente válida pelas instâncias da Igreja Universal.

Na sua Homilia, D. José Cordeiro sublinhou o contágio de Santidade em que viveu o padre Abílio Gomes Correia, referindo a proximidade temporal e geográfica, e a participação nos Congressos Eucarísticos, com o Venerável Bernardo de Vasconcelos e a Beata Alexandrina. O padre Abílio “tinha dentro de si uma força da natureza, mas uma força maior ainda, que vinha de dentro da Eucaristia”, referindo uma expressão deste Sevo de Deus: “…há tanto mais Céu, quanto mais Eucaristia”. Reforçou ainda na sua mensagem que, a exemplo deste Servo de Deus, devemos ir até ao fim, não desistir de viver na fé, na esperança e na caridade, para que o nosso coração esteja mais perto de Deus, vivendo a Eucaristia como centro de toda a nossa vida cristã.

D. José Cordeiro lançou o desafio de procurarmos seguir o legado deixado pelo “incansável Apóstolo da Eucaristia”, e que sejamos pessoas eucarísticas, que procuremos que a nossa vida seja coerente com o que celebramos, e acreditar fielmente na Eucaristia como o Sacramento dos Sacramentos, o Santíssimo Sacramento. Sendo o Padre Abílio uma referência para muitos, D. José deixou em aberto a possibilidade de se realizar, no ano de 2024, um Congresso Eucarístico com expressão nacional, ou, pelo menos, arquidiocesana.

No final da eucaristia o Cónego Avelino Amorim, pároco de Este S. Mamede, agradeceu ao senhor arcebispo, não só a sua presença nesta celebração, como também todo o contributo que tem prestado a esta Causa. Apresentou, ainda, a nova pagela de oração, que inclui uma proposta breve de Adoração ao Santíssimo Sacramento, com textos do Padre Abílio. Referiu ainda que estão a ser dados os primeiros passos para qualificar e dignificar o espaço do Chamor, onde o Servo de Deus Padre Abílio Gomes Correia erigiu, há 65 anos, o monumento ao Coração Eucarístico de Jesus. Concluiu oferecendo ao senhor arcebispo, em nome de toda a comunidade, um exemplar de todas as publicações e de todos os materiais produzidos sobre o Servo de Deus padre a Abílio Gomes Correia.

Documentos para Download
Paróquia de Este (São Mamede)
Casa Paroquial

Rua Pe. Abílio Gomes Correia, 46
4715-658 Este São Mamede

TLM

Cartório Paroquial

Quarta-feira - 20h00

Sexta-feira - 20h00

Eucaristias

Domingo, 09h30
Terça-feira, 19h30
Quarta-feira, 19h30
Quinta-feira, 19h30
Sexta-feira, 19h30
Sábado, 19h30

Feriados Civis, 07:30

Feriados Religiosos, 09:30

Confissões
Visitas aos Doentes

A visita mensal aos doentes e/ou pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, deve ser marcada pelo próprio, ou seus familiares, com o pároco.

Semanalmente, os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram a Sagrada Comunhão.