Contributo paroquial

Entrega nos locais e formas habituais, ou por transferência bancária para o Iban da paróquia: PT50 0010 0000 2203 7000 0010 3

Boletim
I Domingo Advento - Boletim Paroquial de 03 a 09-12-2023
APP Quaresma e Páscoa

Visite aqui a nossa APP da Quaresma e Páscoa

https://caminhada-quaresma-e-pascoa-20217.webnode.pt/

 

 

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Gualtar (São Miguel)
29 Jan 2021
Matrimónio
PARTILHAR IMPRIMIR

“O sacramento do Matrimónio realiza-se mediante uma promessa entre um homem e uma mulher, prestada diante de Deus e da Igreja, aceite e selada por Deus e concluída pela união corporal do casal. Porque é o próprio Deus que dá o laço do Matrimónio sacramental, Ele mantém-no unido até à morte” (Youcat)

 

Entre pessoas batizadas, o matrimonio assume a dignidade de sacramento, pelo qual os esposos testemunham o amor de Deus pela humanidade, a entrega de Jesus Cristo pela Sua Igreja.

Deus concede a Sua graça e acompanha os esposos, para que estes vivam o amor mútuo, permanecem fiéis, e construam o seu projeto de vida e amor na abertura ao dom dos filhos e na vivência de uma paternidade responsável.

 

 

  • PREPARAÇÃO:

 

1. O tempo de maior e mais profunda preparação para o Matrimónio devem os noivos vivê-lo durante o tempo de namoro, para dialogarem a sua história e o seu projeto de futuro. Devem também participar nos encontros de noivos promovidos pela zona pastoral/arciprestado. E, próximo do matrimónio, devem preparar toda a celebração com o sacerdote que estará presente na celebração.

2. Marcação da data. A data do Matrimónio deve ser marcada com o pároco no horário de atendimento estabelecido, ou noutro momento a combinar com ele.

3. Processo Canónico. O processo canónico, preferencialmente, deve ser organizado na paróquia da noiva, a não ser que a celebração do matrimonio decorra na paróquia do noivo. Convém que seja iniciado com a antecedência de cerca de 4 meses.

4. Processo civil. O processo civil é da responsabilidade dos noivos, que devem solicitar à Conservatória do Registo Civil, com pelo menos com 4 meses de antecedência, a declaração. No caso de estarem já casados civilmente têm de apresentar certidão de casamento civil com data inferior a 6 meses relativamente à celebração canónica do matrimónio.

Processo de casamento.docx

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Gualtar (São Miguel)
Casa Paroquial
Morada

Rua da Igreja Nova, 4
4710-077 Braga

TEL

253144740

TLM

965098699

Cartório Paroquial

Terças e Quintas - das 16h - 18:00h

Sábado - Conforme boletim

Eucaristias

Domingos e Dias Santos

08.00 

11.00

 

Sábados

18.00

 

Vésperas de Feriais | Dias Santos

20.15

 

Terça-feira  a Sexta-feira A)

18.30

 

A) EXCEPTO: 

 25 JANEIRO A 02 DE FEVEREIRO (NOVENA S. BRÁS) 

 SEXTAS FEIRAS DA QUARESMA (VIA SACRA) 

 MÊS DE MAIO (RECITAÇÃO DO TERÇO) 

20 A 29 DE SETEMBRO (NOVENA DE S. MIGUEL)

 ÁS 20.15H

Confissões

1. Mensalmente, na semana da Primeira Sexta, antes da celebração da Eucaristia
2. Na Celebração Penitencial que a Catequese prepara, na etapa final de cada trimestre (Cfr. Boletim / Agenda)
3. Em qualquer momento, combinando com o pároco

 

Visitas aos Doentes

1. Mensalmente, na semana em que ocorre a Primeira Sexta, o pároco visita os doentes e pessoas impossibilitadas de se deslocar à Igreja, que assim o solicitarem
2. A qualquer momento, a mesma visita pode ser agendada com o pároco
3. Os Ministros Extraordinários da Comunhão asseguram, semanalmente, aos domingos ou outro dia mais conveniente, a Sagrada Comunhão aos doentes e todos quantos estejam impossibilitados de se deslocar à Igreja. Para tal, devem informar o pároco.

 

Párocos