Arquidiocese de Braga -

25 setembro 2024

Terceira edição dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa” acontece de 4 a 20 de outubro

Fotografia DACS

DACS com Departamento de Comunicação - Solenidades da Semana Santa de Braga

Mais de cinquenta atividades marcam a terceira edição dos “Dias da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa”, que decorre de 4 a 20 de outubro.

A iniciativa, promovida pela Rede Europeia acontecerá em 15 cidades de países como a Eslovénia, Espanha, Malta, Portugal e Sérvia. O objetivo é dar a “conhecer os valores culturais materiais e imateriais da Semana Santa fora da sua época celebrativa, para além de diversificar a oferta turística e cultural entre a população local e visitante de cada cidade”, explica o departamento de comunicação.

Na programação estão visitas guiadas temáticas e visitas gratuitas a museus, a ateliers de arte sacra e de criação artística contemporânea com “demonstrações, concertos, degustação de gastronomia típica, projeção de vídeos, programas educativos para estudantes, representações teatrais, exposições, entre outros”.

 O Presidente da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa, Sergio Velasco, através de uma apresentação virtual, convidou todos os interessados “a conhecerem as tradições e a diversidade de manifestações que decorrem em vários lugares da Europa”, referindo que estas atividades permitem “tanto aos cidadãos das cidades que integram a Rede, como aos seus visitantes, aprofundar mais a sua cultura”.

 “Sem dúvida, que a iniciativa dos ‘Dias da Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa’, é uma ocasião para descobrir um imenso património cultural, o passado e presente da nossa história, por forma a alcançar um futuro em que as tradições que nos acompanham continuem vivas”.

O programa completo pode ser consultado neste link.

Mais sobre a Rede Europeia:

A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa criada em 2019 é uma organização que trabalha em prol da difusão das tradições relacionadas com a Semana Santa e Páscoa salvaguardando, deste modo, o seu rico património. Um dos seus objectivos primordiais é contribuir para um maior conhecimento dos valores de um rico legado, ainda vivo em grande parte da Europa. Um legado que combina notáveis diferenças locais, com uma ampla difusão como elemento comum de muitas regiões.