Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
Instituto de História e Arte Cristã (IHAC)

O Instituto de História e Arte Cristãs (IHAC) é uma Fundação cultural da Arquidiocese de Braga, apoiada na extensão bracarense da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa e no Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo da Arquidiocese de Braga. O seu patrono é S. Martinho de Dume. O IHAC tem a sede no edifício onde funciona a Faculdade de Teologia de Braga, na Rua de Santa Margarida, podendo, todavia, estabelecer e manter secções noutros lugares.

O Instituto tem como objectivo fundamental a preservação, conservação, restauro, estudo e promoção dos valores históricos, arqueológicos e artísticos, dando preferência aos que estão ligados ao Cristianismo, na área da Arquidiocese de Braga ou com ela relacionados.

Concretamente, o Instituto procura promover a inventariação, recolha, organização, conservação, restauro, estudo e investigação do Arquivo Arquidiocesano de Braga e dos valores artísticos e arqueológicos que são património da Igreja Arquidiocesana de Braga. Ao mesmo tempo, colabora na conservação, enriquecimento e beneficiação dos Museus Pio XII e Medina. Desenvolve igualmente actividades culturais, exploradas e divulgadas através de publicações, exposições, conferências, congressos e outros. Oferece apoio ao departamento de História da Igreja da Faculdade de Teologia da UCP, nomeadamente na realização de cursos de pós-graduação. Coopera também com outras entidades afins, especialmente no âmbito da região onde se encontra implantado. De modo especial, com o Cabido Metropolitano e Primacial de Braga na área do Tesouro – Museu da Catedral.

O IHAC integra cinco secções: o Arquivo Arquidiocesano, os Museus Arquidiocesanos Pio XII e Medina, a Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais, o Gabinete de Actividades Culturais e o Laboratório de Conservação e Restauro, além de outras que possam vir a ser organizadas. A coordenação e dinamização das actividades do IHAC são garantidas por um Presidente e as das secções por um Director próprio. O conjunto destes dirigentes forma o Conselho de Administração.

Em caso de extinção do IHAC, o destino dos seus bens é decidido pelo Arcebispo Primaz, sob proposta do Conselho de Administração e ouvido o Conselho de Fundadores, o Colégio de Consultores, o Conselho Presbiteral, o Director da Faculdade de Teologia e o Reitor do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo.

____________________

D. JOSÉ MANUEL GARCIA CORDEIRO, por mercê de Deus e da Santa Sé Apostólica, Arcebispo Metropolita de Braga e Primaz das Espanhas, aprovou, no uso da sua jurisdição, de acordo com os Artigos 11 e 12 dos Estatutos do INSTITUTO DE HISTÓRIA E ARTE CRISTÃS - IHAC, os Corpos Gerentes desta instituição integrados pelos seguintes membros:

CONSELHO DE FUNDADORES

Arcebispo Primaz: D. José Manuel Garcia Cordeiro

Vice-Director da Faculdade de Teologia: Cón. Luís Miguel Figueiredo Rodrigues

Reitor do Seminário Conciliar de Braga: Cón. Vítor José Novais

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Cón. José Paulo Leite de Abreu

Secretária: Isabel Sofia Freitas Fernandes

Tesoureira: Sílvia Alexandra da Costa Gomes

Vogais: P.e Tiago André Fernandes Freitas

P.e Alexandre Agostinho Teixeira de Sá

CONSELHO FISCAL

Presidente: P.e Miguel Paulo Carvalho Simões

Vogais: Marcela Leitão

P.e Juvenal Francisco Ferreira Dinis

SECÇÕES e COLABORADORES

Museu Pio XII: Cón. José Paulo Leite de Abreu

Arquivo Arquidiocesano: Miguel Augusto Freitas Teixeira

Laboratório de Conservação e Restauro: Diác. Fernando Luís Barroso Gonçalves

Comissão Arquidiocesana para os Bens Patrimoniais:

Isabel da Conceição Barbosa da Silva Costa

Davide Augusto Marques Duarte

Vânia Raquel da Silva Pereira

Gabinete de Atividades Culturais: Varico da Costa Pereira

Centro Cultural Sénior: Manuel Joaquim Gonçalves Carvalho

Esta homologação é válida por cinco anos.

E, para constar, se outorga esta Provisão que fica registada na Cúria Arquiepiscopal.

Braga, 28 de julho de 2023.

† José Manuel Garcia Cordeiro, Arcebispo Primaz

Cón. João Paulo Coelho Alves, Chanceler

Instituto de História e Arte Cristã (IHAC)

Rua de São Domingos, 94 b