Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 25 Mai 2020
Centro Missionário alerta para situação de crise humanitária em Moçambique
O CMAB considera ser “necessário reduzir drasticamente ou mesmo eliminar as condições que sustentam internamente este conflito”.
  © Lusa

O Centro Missionário da Arquidiocese de Braga (CMAB) alerta esta segunda-feira para a situação de crise humanitária e para os ataques violentos no norte da província moçambicana de Cabo Delgado.

Na mensagem, o CMAB sublinha o dever de reflectir “sobre a nossa responsabilidade de denunciar o que acontece com o nosso povo irmão caso contrário as nossas atitudes serão coniventes com as do dominador, do consumidor ou de um mero explorador dos recursos naturais, em que os interesses económicos prevalecem sobre o bem comum”.

O Centro Missionário recorda as denúncias constantes do bispo da Diocese de Pemba, D. Luiz Fernando Lisboa, acerca dos ataques que “já mataram, pelo menos, 550 pessoas” e que têm sido associados, “alegadamente, a um grupo militante ‘jihadista’”, com o objectivo de impor uma lei islâmica na região. Estes ataques já decorrem desde 2017.

No documento, o Centro Missionário refere que os ataques acontecem numa zona onde “estão a ser explorados recursos naturais” – carvão, gás natural e jazidas de pedras preciosas. Cabo Delgado tem actualmente diversos mega-projectos a serem explorados por empresas estrangeiras e com residuais benefícios para a população local. Acresce o facto de haver uma grande quantidade de jovens que são facilmente manipuláveis já que não encontram hipóteses promissoras de futuro”, afirmam os responsáveis deste departamento da Arquidiocese de Braga.

O CMAB considera ser “necessário” que os organismos internacionais e as organizações da sociedade civil, “incluindo a Igreja Católica e outras Igrejas”, usem “mecanismos legítimos de pressão” para que o governo em Moçambique “cumpra o seu dever não-delegável de preservar o desenvolvimento harmonioso da sua população, o meio ambiente e os recursos naturais”.

Referindo várias vezes a encíclica Laudato Si', os responsáveis afirmam que é “necessário reduzir drasticamente ou mesmo eliminar as condições que sustentam internamente este conflito”: a pobreza, a violação dos direitos humanos como o acesso à educação, saúde, água potável e a soberania alimentar. Estas condições criam grandes desigualdades sociais em termos de rendimentos económicos e problemas étnicos” que não se resolvem facilmente”.

Documentos para Download
Palavras-Chave: