Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com UC | 25 Fev 2021
Prémio Universidade de Coimbra atribuído a D. Tolentino de Mendonça
Galardão vai ser entregue a 1 de Março, na sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da Universidade de Coimbra.

D. José Tolentino de Mendonça é o vencedor do Prémio Universidade de Coimbra (UC). O anúncio foi feito hoje, dia 25, pelo Reitor da UC, Amílcar Falcão, e o galardão vai ser entregue a 1 de Março, na sessão solene comemorativa do 731.º aniversário da UC.

“Tenho o grato prazer de anunciar que o vencedor do Prémio UC 2021 é o senhor Cardeal D. Tolentino de Mendonça. Trata-se de uma figura ímpar, uma pessoa da cultura, com uma visão social inclusiva, que tocou muito directamente ao júri, que o nomeou por unanimidade. Não obstante termos diversos candidatos de grande valia, o Cardeal D. Tolentino de Mendonça destacou-se dos demais pela figura inquestionável que é no plano nacional e internacional”, afirmou o Reitor.

Nascido na Madeira, a 15 de Dezembro de 1965, Tolentino de Mendonça é Doutor em Teologia Bíblica pela Universidade Católica Portuguesa. Foi ordenado sacerdote em 1990 e é Arquivista e Bibliotecário da Santa Sé desde 2018. Em 2019 foi criado cardeal pelo Papa Francisco.

Comendador da Ordem do Infante D. Henrique (2001) e da Ordem Militar de Sant’iago da Espada (2015), Tolentino de Mendonça foi, em 2020, presidente da Comissão das Comemorações do Dia de Portugal, com uma intervenção entretanto publicada no livro “O que é amar um País”.

Instituído em 2004, e actualmente com o patrocínio do Santander Universidades e o apoio do Global Media Group, o Prémio UC – no valor de 25 mil euros – distingue anualmente uma personalidade de nacionalidade portuguesa que se tenha afirmado por uma intervenção particularmente relevante e inovadora nas áreas da cultura ou da ciência.

“Este ano, pela primeira vez, o Prémio – embora mantendo o valor pecuniário de 25 mil euros – é dividido em duas partes, sendo 10 mil euros para o vencedor e 15 mil euros para uma bolsa de investigação numa área que será determinada pelo vencedor. Tratando-se de quem se trata, acreditamos que será, certamente, de uma área de inclusividade, de resposta às necessidades da sociedade num ano tão difícil como o que estamos a viver e em que a Humanidade, que é o tema da XXIII Semana Cultural da Universidade de Coimbra, fica muito bem representada com um premiado desta qualidade”, concluiu Amílcar Falcão.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social