Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 5 Jul 2021
JMJ convida a fazer missão por avós e idosos

A Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 lança hoje o convite a participar num grande movimento nacional que pretende juntar os jovens aos mais idosos no fim-de-semana de 24 e 25 de Julho.

O desafio é que cada jovem a faça missão onde quer que esteja, dando assim expressão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: “O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?”.

As datas escolhidas para este desafio “Faz Missão” marcam precisamente o primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, que será celebrado a 25 de Julho de 2021. O convite é para olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, seguindo precisamente o apelo do Papa Francisco do encontro de gerações.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos foi instituído pelo Papa para que não nos esqueçamos dos avós e de preservar as nossas raízes. Este dia vai-se assinalar anualmente no quarto domingo de julho, próximo da festa dos Santos Joaquim e Ana, os avós de Jesus.

E como levar a cabo este desafio? A JMJ sugere telefonar aos avós, conversar à janela com um vizinho mais velho que se encontre sozinho, ir às compras por um idoso que não tenha a família por perto ou colaborar com o centro de dia da paróquia local. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença. Em qualquer caso, cumpre todas as medidas de segurança e distanciamento social”, diz a organização da JMJ, que lembra a importância de seguir sempre as normas da DGS.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva