Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Agência Ecclesia | 29 Nov 2021
Papa convida a preparar o Natal com oração
Francisco explicou que a oração é um “ingrediente essencial” para manter o coração vigilante e manter acesa “a lâmpada do coração”.
  © Lusa/EPA

O Papa assinalou este domingo o primeiro domingo do Advento, o tempo litúrgico de “preparação para o Natal” no calendário católico, pedindo centralidade para a oração nas próximas semanas.

Francisco pediu, falando aos peregrinos reunidos na Praça de São Pedro, para não negligenciar a oração “mesmo nos dias mais movimentados”, e recomendou fazer uma “oração do coração”, repetindo invocações curtas ao longo do dia, como “Vem, Senhor Jesus!”, pensando no presépio e no Natal.

O líder da Igreja Católica explicou que a oração é um “ingrediente essencial” para manter o coração vigilante e manter acesa a lâmpada do coração”, principalmente quando se sente que o entusiasmo perde calor, a oração reacende-o, porque leva de volta a Deus, ao centro das coisas”.

O Papa sublinhou a espera e a vigilância como uma das dimensões centrais do Advento, e disse que estar vigilante significa não permitir que o coração se torne preguiçoso e a vida espiritual se amoleça na mediocridade”. Prestemos atenção, porque é possível ser um «cristão adormecido»”, acrescentou.

Francisco questionou a fé que é vivida “sem entusiasmo pela missão, sem paixão pelo Evangelho”, que leva as pessoas a “cair na apatia”, e observou que essa é “uma vida triste, não traz felicidade”.

Hoje é uma boa ocasião para nos perguntarmos: o que oprime o meu coração, o meu espírito? O que me faz sentar na poltrona da preguiça? É triste ver cristãos de sofá”, declarou.

Palavras-Chave:
Papa Francisco  •  Advento  •  Natal  •  oração