Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
1 Fev 2022
Bragança-Miranda: Seminarista apresenta estudo sobre o mistério da ressurreição de Jesus
Ricardo Luís Ramos Martins é aluno do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.
  © SNL

O Secretariado Nacional de Liturgia acaba de publicar o livro “Não está aqui. Foi ressuscitado! Os relatos do túmulo aberto e vazio nos Evangelhos Sinópticos”, de Ricardo Luís Ramos Martins, aluno do Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga.

Trata-se de um trabalho de investigação que apresenta um “itinerário exegético-teológico através das narrativas sinóticas acerca do túmulo vazio, tendo em conta o papel que desempenham no mistério pascal e na consequente fé no Ressuscitado” escreve D. José Cordeiro no texto de apresentação.

De acordo com o Prelado “verifica-se, hoje, a necessidade de uma pastoral bíblica e litúrgica que parta da mistagogia, acompanhando a comunidade cristã “por ações e palavras” (cf. SC 48), até ao centro do mistério pascal de Cristo. Por isso, ao felicitarmos o autor, desejamos que a leitura desta publicação possa contribuir para este bom propósito”, conclui.

O autor é natural de Bragança. Frequentou a Escola básica e secundária de Mogadouro e é actualmente aluno do 6.º ano no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga. Ricardo Luís Martins é Mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (Centro Regional de Braga) e foi vice-director da revista “Cenáculo” entre 2019 e 2021.

O livro já se encontra em todas as livrarias religiosas nacionais. Na Diocese de Bragança-Miranda está disponível na Livraria/Casa de Paramentaria Santa Clara, em Bragança. Na Arquidiocese de Braga está disponível na Livraria Diário do Minho.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social