Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Bragança-Miranda | 5 Fev 2022
Diocese de Bragança-Miranda publica livro sobre “Unidades Pastorais”
Obra consiste uma compilação de alguns textos-base acerca do modelo pastoral lançado a 24 de Junho de 2012, por D. José Cordeiro.

A Diocese de Bragança-Miranda acaba de lançar o livro “Unidades Pastorais / Nova realidade, Nova Pastoral”.

A obra consiste uma compilação de alguns textos-base acerca do modelo pastoral lançado a 24 de Junho de 2012, por D. José Cordeiro, e actualmente implementado nos quatro arciprestados da diocese transmontana.

"Por Unidade Pastoral entende-se uma área territorial homogénea, na qual se incluem várias comunidades paroquiais comprometidas, de maneira orgânica, na sua missão evangelizadora, com pluralidade e diversidade de ministérios e orientada por uma equipa", adianta a diocese em comunicado.

As Unidades Pastorais visam "uma autêntica pastoral de conjunto, sobretudo no anúncio do Evangelho, na celebração da liturgia e na diaconia da caridade, procurando uma mais profunda complementaridade entre os presbíteros, os diáconos, os leitores, os acólitos, os ministros extraordinários da comunhão e outros leigos com responsabilidades próprias na pastoral da comunidade cristã", salienta D. José Cordeiro.

A Diocese de Bragança-Miranda tem uma vasta extensão territorial (6 598,5 Km2) e, tendo em conta os distintos condicionalismos históricos e geográficos, foi articulada em quatro Arciprestados e 18 Unidades Pastorais.

O livro integra a colecção “Domus Ecclesiae” e está disponível nos serviços centrais da Cúria Diocesana.

Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social

P. Paulo Alexandre Terroso Silva