Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS | 4 Mai 2022
Irmandade de São Torcato celebra Romaria Pequena
A Romaria Pequena celebra o aparecimento da relíquia do Santo e o brotar da sua Fonte Milagrosa.

A Irmandade de São Torcato celebra no dia 15 de Maio a Romaria Pequena e Festa da Água.

A romaria leva os fiéis até à Capela da Fonte do Santo, "um lugar onde a tradição coloca a descoberta do corpo do Bispo Mártir que, na fidelidade a Deus, enfrentou o inimigo, não com armas, mas com a palavra para que a paz acontecesse".

É precisamente na Capela que se dá a abertura da Romaria, às 9h, seguindo-se uma missa solene em honra de São Torcato. Às 17 horas há cantares ao desafio com Daniel Fernandes e Domingos Soalheira.

A Romaria Pequena celebra o aparecimento da relíquia do Santo e o brotar da sua Fonte Milagrosa. Esse acontecimento sucedeu a 15 de Maio, pelo que é nesse dia festejado, pelos devotos de São Torcato, o dia da “Água do Santo”.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social