Desejo subscrever a newsletter da Arquidiocese de Braga
DACS com Vatican News | 31 Dez 2022
Funeral: "Despedida de Bento XVI, humilde trabalhador da vinha do Senhor"
O Papa emérito, de 95 anos, morreu hoje, dia 31 de dezembro, às 9h34 (horário de Roma) no Mosteiro Mater Ecclesiae no Vaticano, onde morava.
  © Vatican News

O funeral de Bento XVI será na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30, na Praça de São Pedro, presidido pelo Papa Francisco, segundo as informações da Sala de Imprensa do Vaticano.

"Bento XVI voltou à Casa do Pai" dizia o comunicado do Vaticano. “É com dor que informo que o Papa Emérito, Bento XVI, faleceu hoje às 9h34" dizia a nota do diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Matteo Bruni, divulgada pela manhã.

Bruni informou que "a partir da manhã de segunda-feira, 2 de janeiro de 2023, o corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro no Vaticano para saudar os fiéis".

Funeral a 5 de janeiro

Na coletiva na Sala de Imprensa do Vaticano, o diretor disse aos jornalistas dos jornais em vários idiomas, presentes ou conectados virtualmente, que na quinta-feira, 5 de janeiro, às 9h30, o funeral será realizado na Praça de São Pedro presidido pelo Santo Padre. Bruni também anunciou que Bento XVI recebeu a Unção dos Enfermos na última quarta-feira no final da missa no mosteiro e na presença dos Memores Domini, que o assistem diariamente há anos.

A notícia do agravamento

Nos últimos dias, o estado de saúde do Papa emérito havia piorado devido ao avanço da idade, conforme informou a Sala de Imprensa, atualizando sobre a evolução da situação.
O próprio Papa Francisco quis partilhar publicamente a notícia do agravamento do estado de saúde do seu antecessor no final da última audiência geral do ano, no passado dia 28 de dezembro, quando convidou a rezar pelo Papa Emérito, que se encontrava "muito doente". o Senhor pôde consolá-lo e apoiá-lo "neste testemunho de amor à Igreja até o fim". E em todos os continentes multiplicaram-se imediatamente as iniciativas de oração com mensagens de solidariedade e proximidade também do mundo não eclesial.

Palavras-Chave:
Departamento Arquidiocesano para a Comunicação Social