Inscrições para a Catequese [2023/24]

Estão a decorrer as inscrições para a catequese deste próximo ano pastoral 2023/2024.

Assim, as crianças que fazem 6 anos, até 31 de Dezembro de 2023, podem ser inscritas, se assim for a vontade e fé dos pais, na proposta catequética desta comunidade paroquial. Para tal, deverão usar uma ficha própria que se encontra nas sacristias, bem como trazer a cédula da vida cristã e uma fotografia tipo passe. 
A inscrição deve ser entregue na sacristia da igreja paroquial, no final das Eucaristias, até ao dia 17 de setembro.

Apelamos ainda a que, todas as crianças/adolescentes, que frequentaram no ano transato, façam a sua reinscrição para melhor organização do ano catequético.

Para facilitar e economizar, tempo e dinheiro, pode fazer a inscrição pelo seguinte link ou qrcode:

https://forms.gle/SzCqPPs3u72MtR9J6

Boletim Paroquial
I DOMINGO DA QUARESMA
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

História do Centro Social (ver)

Contacto (253 60 20 70)

Contas 2022 (ver)

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mire de Tibães (São Martinho)
Cartório Paroquial | 2 Out 2023
XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM
XXVI Comum_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 521_2023-10-01
PARTILHAR IMPRIMIR
 

XXVI DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

A adesão a Jesus Cristo faz-se com ações, mais do que com palavras. Porque pode haver uma contradição entre o dizer e o fazer, torna-se necessário afirmar a nossa fé com a prática de boas obras. Assim confirmamos a vontade do Pai.

RECONHECER O ERRO

Dois filhos respondem e reagem de maneira diferente ao pedido do pai. O comportamento de cada um mos­tra que as ações são mais decisivas do que as palavras e as promessas que proferimos pela nossa boca.

Em qual dos dois nos reconhece­mos? Que filho queremos ser? A verdade é que, em nós, habitam os dois filhos, o justo e o pecador. Não somos impecáveis. As nossas falsas obediências e as dúvidas iniciais sobre fazer ou não a vontade do Pai denunciam os altos e baixos da nossa vida, demonstram um cora­ção dividido, que diz uma coisa e se contradiz. É um alerta para cuidar­mos da nossa vida, no modo como agimos, no compromisso que colo­camos na vivência do Evangelho.

Sobre o primeiro filho, diz que «depois arrependeu-se e foi». Não há dúvida de que a incoerência do primeiro é mais valiosa do que a incoerência do segundo filho: quando o sim se transforma em não, fecha-se uma porta; quando o não se transforma em sim, há um novo caminho que conduz a Deus.

A conclusão que Jesus Cristo acres­centa, após a parábola, confirma o arrependimento como elemento essencial, na relação connosco, com Deus e com os outros.

Nesta ‘série’, lembramos a força do perdão, a coragem de ter em conta a perspetiva do outro. Quando se trata de pedir perdão, é o arrepen­dimento que abre o coração à possi­bilidade de reatar as relações.

«Se estiver errado, admita-o rápida e enfaticamente», proclama Dale Carnegie, num dos princípios para resolver conflitos e fazer amigos. «Quando estamos errados – e isso acontecerá frequentemente para nossa surpresa, como reconhece­remos se formos honestos com nós mesmos – admitamos os nossos er­ros rapidamente e com entusiasmo».

O arrependimento é próprio dos corajosos. Reconhecer o erro é sinal de maturidade. Arrepender-se e re­conhecer o erro, queiramos ou não, faz-nos mais felizes, produz resulta­dos surpreendentes e divertidos, na configuração da nossa identidade e nas relações interpessoais.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mire de Tibães (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães

TLM

964 434 453

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.

Eucaristias

Semana

3ª feira - 19h [Mosteiro]

5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]

-------------

Sábado 

19h [Capela de Ns Sra do Ó]

Domingo

10h30 [Mosteiro de Tibães]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos