Inscrições para a Catequese [2023/24]

Estão a decorrer as inscrições para a catequese deste próximo ano pastoral 2023/2024.

Assim, as crianças que fazem 6 anos, até 31 de Dezembro de 2023, podem ser inscritas, se assim for a vontade e fé dos pais, na proposta catequética desta comunidade paroquial. Para tal, deverão usar uma ficha própria que se encontra nas sacristias, bem como trazer a cédula da vida cristã e uma fotografia tipo passe. 
A inscrição deve ser entregue na sacristia da igreja paroquial, no final das Eucaristias, até ao dia 17 de setembro.

Apelamos ainda a que, todas as crianças/adolescentes, que frequentaram no ano transato, façam a sua reinscrição para melhor organização do ano catequético.

Para facilitar e economizar, tempo e dinheiro, pode fazer a inscrição pelo seguinte link ou qrcode:

https://forms.gle/SzCqPPs3u72MtR9J6

Boletim Paroquial
I DOMINGO DA QUARESMA
CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

História do Centro Social (ver)

Contacto (253 60 20 70)

Contas 2022 (ver)

Arquidiocese

ANO PASTORAL
"Juntos no caminho de Páscoa"

[+info e Calendário]

 

Desejo subscrever a newsletter da Paróquia Mire de Tibães (São Martinho)
Cartório Paroquial | 16 Out 2023
XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM
XXVIII Comum_ano A_Boletim de Mire de Tibães nº 523_2023-10-15
PARTILHAR IMPRIMIR
 

XXVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A

O banquete é imagem da relação de Deus com os seres humanos. Todos somos convidados! Deus quer viver em festa connosco. Ele toma a iniciativa de convidar e espera a nossa resposta. Estamos prontos para participar na boda?

TODOS, TODOS, TODOS!

Os textos bíblicos recorrem à festa e às bodas, para nos aproximar da vida em Deus.

Ninguém é obrigado. Aqueles primeiros convidados recusaram o convite, preferiram manter os seus planos, permaneceram encerra­dos no comodismo egoísta, com o coração fechado ao amor de Deus. Quem não é feliz, não quer partici­par na festa!

Ninguém é excluído: «a boda ficou cheia de convivas». A eucaristia permite-nos provar desse banquete divino. Todos temos lugar no ban­quete (e no coração) de Deus.

Um AMOR a descobrir. «Quem não descobre o amor — não encontra Deus./ Quem não encontra Deus — não vê o mistério do mundo./ Quem não vê o mistério do mundo — não vive a vida./ Quem não vive a vida — não descobre o amor./ E vice-ver­sa:/ Quem não encontra Deus — não descobre o amor./ Quem não des­cobre o amor — não vê o mistério./ Quem não vê o mistério — não sabe viver a vida./ Quem não vive a vida — não encontra Deus» (R. Panikkar).

Ecoam as palavras enérgicas do Papa Francisco: «Há espaço para todos. Assim como somos. Todos. Jesus di-lo claramente. [...] Todos, todos, todos! “Padre, mas para mim que sou um desgraçado, que sou uma desgraçada, também há lugar?”. Há espaço para todos! […] Deus te ama, Deus te chama. Que belo é isto! Deus ama-me, Deus chama-me. Quer que eu esteja perto d’Ele. […]. Convido-vos a pensar nes­ta coisa maravilhosa: Deus ama-nos! Deus ama-nos como somos».

Deus chama-nos ao amor; de nós depende a resposta agradecida e comprometida. «O amor ama e deseja ser amado, o amor não pode senão amar e desejar ser amado, o amor não pode cessar de amar nem de desejar ser amado!» (Irmão Emmanuel, de Taizé). Não basta estar entre os convidados: é preciso levar a sério o convite e optar por participar da festa. Não basta en­trar na sala do banquete: é preciso estar disposto a usar o traje nupcial. A veste é o amor vivido em cada dia, em todas as circunstâncias.

 

PARTILHAR IMPRIMIR
Paróquia de Mire de Tibães (São Martinho)
Casa Paroquial
Morada

Rua do Mosteiro, 56
4700-565 Mire de Tibães

TLM

964 434 453

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, por email ou telefone.

Eucaristias

Semana

3ª feira - 19h [Mosteiro]

5ª feira - 19h [Capela de Ns Sra do Ó]

-------------

Sábado 

19h [Capela de Ns Sra do Ó]

Domingo

10h30 [Mosteiro de Tibães]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos