Boletim Paroquial

XIII DOMINGO DO TEMPO COMUM, ANO A
Boletim de Padim da Graça nº 300_2020-06-28

DÉCIMO TERCEIRO DOMINGO, ANO A

Ao terminar o discurso da missão, Jesus Cristo lança sentenças exigentes: «Quem ama o pai ou a mãe /o filho ou a filha /mais do que a Mim, não é digno de Mim».

A dinâmica da amizade com o Mestre orienta-se pelo critério do perder para ganhar: «Quem perder a sua vida por minha causa, há de encontrá-la». Ele é o modelo: deu a vida, por amor, para a nossa salvação. À sua imagem, posso estar presente na vida dos outros como «um santo homem de Deus».

Em linguagem batismal, é mergulhar com Jesus Cristo na morte e emergir com ele para uma vida nova: «Se morremos com Cristo, acreditamos que também com Ele viveremos».

Quem reconhece essa força da amizade divina sente-se agradecido: «Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor». E deseja ser seu amigo.

Jesus Cristo apresenta-nos alguns tópicos para avaliar a nossa fé, a nossa amizade com ele: amá-lo mais do que tudo e todos; tomar a cruz para o seguir; praticar o acolhimento.

A hospitalidade é marca indelével da identidade do crente. «O ‘ato gratuito’ é um gesto que nos salva. Sabemos isso tão bem na vivência da amizade! O gratuito subtrai-nos à ditadura das finalidades que acabam por desviar-nos de um viver autêntico. A gratuidade é um viver mergulhado no ser. [...] Jesus é o Mestre do gratuito!» (José Tolentino Mendonça).

Acolher os outros e cuidar deles é uma prova visível da nossa amizade com Deus, que não ficará sem recompensa. O cuidado para com os mais ‘pequeninos’ há de ser o critério decisivo na prova final!

in Laboratório da Fé

Palavras-Chave:
Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos