Boletim Paroquial

DOMINGO DE RAMOS
Ramos_ano A_Boletim de Padim da Graça nº 444_2023-04-02

DOMINGO DE RAMOS, ANO A

Semana Santa! Jesus Cristo pede licença para entrar e ser acolhido no âmago do nosso ser. Ser cristão é viver apaixonado pela humanidade, custe o que custar, sabendo que o caminho passa pelo Calvário, mas conduz à ressurreição.

EXERCITAR A CARIDADE

A Paixão segundo São Mateus diri­ge-se a uma comunidade de crentes que procura ler os acontecimentos à luz das Escrituras e da fé da Igreja. Como o centurião e os que estavam com ele, perante os acontecimentos, aprendemos a reconhecer o Cruci­ficado como Filho de Deus: «Verda­deiramente este era Filho de Deus!».

A morte de Jesus é uma prova do excesso de amor, o ponto máximo do amor gratuito, «o amor na sua forma mais radical», como escre­veu o Papa Bento XVI, e que nós aprendemos a dizer com a palavra caridade. Esta consciência de que, em Jesus Cristo, «o próprio Deus se entregou por nós até à morte, deve induzir-nos a viver, não mais para nós mesmos, mas para Ele e, com Ele, para os outros».

Jesus Cristo, com o excesso de amor doado na cruz, é sempre uma provo­cação para nós: somos provocados a superar qualquer indício de vida medíocre, que nos impede de aco­lher a novidade da presença divina; somos provocados a acreditar no Filho de Deus, do qual recebemos a luz que, de modo gratuito e imere­cido, nos ilumina a partir de dentro para começar a ver as obras de Deus, do qual recebemos a nascente da água viva que sacia a nossa sede de amor e de sentido da vida.

Como dissemos sobre o jejum e a oração, também precisamos de crescer na esmola, ou seja, exercitar a caridade. A prática do amor gra­tuito passa por dar esmola, de modo regular, não só ocasional, quando nos deparamos com um mendigo ou participamos na recolha de fundos para uma instituição de solidarieda­de social. Comecemos com alguma coisa, pouco que seja, mas feito com regularidade. Todos os meses pode­mos retirar uma quantia para dar em favor de uma pessoa carenciada que vive junto de nós ou transferir para uma instituição. A esmola con­centra em si as outras duas práticas: é um modo concreto de jejum e de oração, porque a esmola requer a renúncia de algo material em favor do outro, implica um sacrifício que é agradável a Deus. A esmola aproxi­ma-nos do excesso de amor!

Paróquia de Padim da Graça
Casa Paroquial

Rua da Igreja, 28
4700-670 Padim da Graça

Cartório Paroquial

O atendimento em cartório paroquial deverá ser agendado previamente com o Pároco, através de email ou telefone.

Eucaristias

Semana

4ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

6ª feira - 19h [Igreja Paroquial]

-------------

20h [Igreja Paroquial]

09h [Igreja Paroquial]

Confissões

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Visitas aos Doentes

Sempre que desejar, não hesite contactar o pároco.

Párocos