Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS | 13 Abr 2021
Bispo que corre maratonas diz que o exercício pode ajudar a vida espiritual
Livro do bispo de Springfield fala sobre os benefícios mentais e espirituais da prática de exercício físico. D. Thomas Paprocki já correu 24 maratonas.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © CNA

Todos os dias, ao amanhecer, o bispo Thomas Paprocki pode ser encontrado na sua corrida diária, num parque local. Neste momento, afirma que a distância que corre normalmente é de duas ou três milhas, ou um pouco mais nos fins-de-semana, aquilo a que chama de “corrida de manutenção".

Aos 67 anos, o bispo de Springfield (EUA) é um corredor ávido – tendo já corrido 24 maratonas – desde o ensino secundário. E aquilo que começou como uma forma de evitar o histórico de doenças cardíacas da sua família tornou-se há anos na sua chave para o bem-estar espiritual e físico.

No seu novo livro, “Running for a Higher Purpose”, Paprocki usa a sua experiência de vida como desportista e ensinamentos da vida de outras pessoas – como Abraham Lincoln, Tommy John e Steve Prefontaine – para guiar os leitores através de oito etapas para a preparação física e espiritual.

O bispo fala de oito passos para uma plenitude espiritual e física: rever, reformar, resolver, repetir, renovar, relaxar, recompensar e alegrar-se. O primeiro passo deverá ser a revisão, em que a pessoa avaliará o momento ou estado em que se encontra, identificando depois o que é necessário mudar. Se é com “corrida, bicicleta ou natação, tanto faz”, o que importa é mesmo fazer alguma coisa.

No plano espiritual, aplica-se a mesma metodologia. O processo de revisão é feito através de um exame de consciência, que a Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos descreve como “reflectir em oração os pensamentos, palavras e acções de alguém a fim de identificar quaisquer pecados”.

Paprocki explica que deste compromisso com o bem-estar físico e espiritual, surgem outros benefícios, como os físicos, mas também os mentais, que o bispo considera tão importantes.

“Como tenho uma agenda preenchida, muitas pessoas perguntam-me como tenho tempo para correr. Ironicamente, acho que diria que é precisamente por correr que consigo fazer todas as coisas que faço. Quando começo o dia a correr, sinto-me melhor”, explicou. “A corrida ajuda-me a pensar. Praticamente escrevi homilias na minha cabeça ou capítulos de livros enquanto corria.”

Para o bispo, fazer deste bem-estar uma prioridade em todas as facetas da vida também tem sido um tópico consistente durante a pandemia. Paprocki começou a escrever o livro em Janeiro de 2020, quando as hipótese de uma pandemia global não estavam em cima da mesa. Mas, quando o terminou, em Maio, o país estava à beira de um confinamento e o acontecimento não podia ser deixado de fora das páginas.

Em conversa com o Crux, o Bispo invocou a frase “Não temais”, que aparece no Antigo e no Novo Testamento, para dizer que, embora a pandemia origine um “medo saudável”, é importante evitar o "medo debilitante". Correr, disse, é uma boa forma de sair de casa sem descurar as medidas de segurança.

Paprocki acrescentou ainda que fazer exercício é agora ainda mais importante para prevenir as comorbilidades associadas à Covid-19, como é o caso da obesidade.

Cada capítulo do livro é identificado com uma das oito etapas para o bem-estar espiritual e físico. Na última página de cada um, Paprocki fornece uma citação inspiradora, uma promessa para completar a etapa e uma oração de uma proeminente figura católica para manter essa ligação entre o físico e o espiritual.

São João Paulo II é citado logo no início, no capítulo da reforma: “O desporto contribui para o amor à vida e ensina o sacrifício, o respeito e a responsabilidade, levando ao desenvolvimento pleno de cada pessoa humana”.

 

Artigo adaptado a partir do Crux.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
D. Thomas Paprocki  •  EUA  •  desporto  •  exercício  •  Covid-19  •  livro  •  corrida  •  maratona  •  São João Paulo II
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui