Arquidiocese

Ano Pastoral 2021+2022

"Onde há amor, nascem gestos"

[+info]

Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS | 21 Out 2021
Diocese de Catânia proíbe padrinhos de baptismo e crisma durante três anos
Arcebispo justifica decisão com "dimensão da fé muito pouco visível" na figura actual dos padrinhos e madrinhas.
PARTILHAR IMPRIMIR
  © DR

Durante os próximos três anos, na Arquidiocese de Catânia, na Sicília, os baptismos e os crismas não contarão com padrinhos.

O decreto “ad experimentum”, com validade de três anos, entra em vigor em Outubro. “No contexto sócio-eclesial de hoje, a presença de padrinhos e madrinhas é frequentemente uma espécie de realização formal ou costume social em que a dimensão da fé fica muito pouco visível”, justifica o Arcebispo, D. Salvatore Gristina.

O Vigário Geral da Arquidiocese de Catânia, o Monsenhor Salvatore Genchi, explicou à Famiglia Cristiana que “não se trata de uma abolição, mas de uma suspensão de três anos” e que obteve o apoio da “esmagadora maioria do Conselho presbiteral”.

“Acreditamos que as coisas vão mudar e que aqueles que vão ser padrinhos ou madrinhas o façam porque sabem que vão ser testemunhas de um caminho de fé”, disse na entrevista.

A ACI Digital, que adiantou a notícia, explica que “na Sicília, como agravante, o convite a padrinhos de batizado e crisma é usada pela Máfia como forma de estender a sua rede de influência”.

De acordo com o The New York Times, a máfia já terá utilizado a nomeação de padrinhos para estreitar os laços entre membros de organizações criminosas. Tendo em conta problemas desta natureza, a Santa Sé criou um grupo de trabalho no início de 2021 para procurar formas de afastar organizações mafiosas que se apropriam de tradições católicas para fins criminosos.

PARTILHAR IMPRIMIR
Palavras-Chave:
Padrinhos  •  Madrinhas  •  Baptismo  •  Crisma  •  Itália  •  Sicília
Revista de Imprensa Internacional
Contactos
Morada

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

TEL

253203180

FAX

253203190

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui