Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 22 Nov 2021
Espanha: Vida Consagrada contra os abusos de poder e de consciência em formação pioneira
Instituto Teológico de Vida Religiosa oferece pela primeira vez uma Jornada de Estudos de sessão dupla no que tem sido chamado de “a presença anónima”.

O Instituto Teológico de Vida Religiosa lançou uma Jornada de Estudos em sessão dupla que visa enfrentar os abusos de poder e de consciência que podem ocorrer nas ordens e congregações, especialmente na esfera feminina.

Esta é uma iniciativa sem precedentes, visto que até ao momento nenhum centro de formação, pelo menos em língua espanhola, deu um passo em frente para abordar o que a teóloga Ianire Angulo chama de “a presença anónima”.

A crise de pedofilia eclesial está a gerar uma cultura de prevenção e espaços seguros não apenas para os menores. Os adultos também podem ser objecto de comportamentos abusivos que não necessariamente levam a agressões físicas, mas ainda são graves.

Mesmo dentro dos institutos de Vida Consagrada é possível detectar aquilo a que o Papa Francisco chama de abusos de poder e de consciência, um prelúdio de abuso sexual em muitos casos.

A responsabilidade de liderar

Por isso, o centro formativo dos Claretianos (Instituto Teológico da Vida Religiosa – ITVR) programou para dois Sábados sucessivos, 27 de Novembro e 4 de Dezembro, o fórum que a priori é dirigido a todas as pessoas consagradas, com especial atenção para quem detém as rédeas dos institutos, assumindo alguma função de liderança, como superiores da comunidade, responsáveis provinciais ou superiores maiores.

De olho na América Latina, a primeira sessão no dia 27 de Novembro será realizada a partir das 16h30 (Espanha), em modalidade mista – presencial na sede do ITVR em Madrid, ou online.

A relevância do tema a ser discutido faz com que o Instituto Teológico da Vida Religiosa tenha o apoio da Junta Directiva da União Internacional das Superioras Gerais, que patrocinará a jornada e dará lugar a Ianire Angulo, escrava da Sagrada Eucaristia e professora da Universidade Loyola de Andaluzia, que explicará quais são os elementos que se planeiam no dia-a-dia da vida consagrada que podem ser um canal para promover esses abusos por dentro.

O encontro do dia 4 de Dezembro, inteiramente online, será iniciado pelo franciscano José Rodríguez Carballo, arcebispo secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica (CIVCSVA), que explicará como Roma tem trabalhado para quebrar este tipo de dinâmicas e as ferramentas que podem ser colocadas à disposição de todos os consagrados para darem um passo em frente.

Depois, tomará a palavra Carolina Montero, da Universidade Católica Silva Henríquez de Santiago do Chile, que traçará o perfil dos adultos vulneráveis ​​na perspectiva da vida consagrada.

Artigo de José Beltrán, publicado a 22 de Novembro de 2021 em Vida Nueva Digital.

Palavras-Chave:
Revista de Imprensa Internacional

Rua de S. Domingos, 94 B 4710-435 Braga

Quer dar uma ideia à Arquidiocese de Braga com o objectivo de melhorar a sua comunidade?

Clique Aqui

Quer dar uma sugestão, reportar um erro ou contribuir para a melhoria deste site?

Clique Aqui