Desejo subscrever a newsletter de Revista de Imprensa Internacional
DACS com Vida Nueva Digital | 23 Nov 2021
90% dos estudantes peruanos reconhecem que o ensino religioso os ajuda a ser pessoas melhores
Gabinete Nacional de Educação Católica (ONDEC) e Fundação SM apresentaram o relatório “Panorama da Educação Religiosa no Peru”.
  © DR

Na última sexta-feira, 19 de Novembro, o Gabinete Nacional de Educação Católica (ONDEC) do Peru, em colaboração com o Observatório da Religião na Escola (ORE) da Fundação SM, apresentou online o relatório “Panorama da Educação Religiosa no Peru”, o primeiro com estas características a ser feito no país.

Um estudo que avança dados como “90% dos alunos reconhece que o ensino religioso os ajuda a ser pessoas melhores” ou que 95% das famílias no Peru considera que a religião ajuda os seus filhos a terem valores e 85% dos professores reconhece que contribui para dar sentido à vida pessoal dos alunos.

O primeiro estudo do país

A investigação “dá a palavra aos protagonistas do ensino da Religião no Peru, aos professores, alunos, famílias e até ex-alunos e futuros professores, para analisar o estado actual da Educação Religiosa nas instituições educativas do país”, segundo informam os seus promotores.

“Estamos perante o primeiro estudo sobre este tema que se realizou no país. Todos eles contribuíram com a sua visão sobre o assunto e a influência que este assunto teve nas suas vidas”, garantem sobre o estudo com mais de 156 mil respostas.

A cerimónia de apresentação contou com a presença de D. Robert Prevost, membro da Comissão Episcopal de Educação da Conferência Episcopal do Peru; Rosario Urviola, directora do Gabinete Nacional de Educação Católica; Mayte Ortiz, directora da Fundação SM, e Carlos Esteban, director do Observatório da Religião na Escola e autor do relatório.

O ORE é um programa da Fundação SM que tem como objectivo ser uma referência no ensino das religiões nos sistemas educativos, proporcionando, sobretudo, análise e investigação, e dirigido à comunidade educativa e à sociedade.

Artigo publicado em Vida Nueva Digital a 23 de Novembro de 2021.

Palavras-Chave:
Educação  •  Educação Religiosa  •  EMRC  •  Peru  •  Ensino